A avaliação da usabilidade de um website como ferramenta de pesquisa para professores sobre transtornos mentais infantis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/3605 |
Resumo: | Introdução: Os transtornos mentais na infância são cada vez mais frequentes e, normalmente, é na escola que se percebe na criança algum problema no seu desenvolvimento, no que diz respeito ao aprendizado ou ao comportamento. Diante disso, o profissional que acompanha esta criança em sala de aula é quem orienta a família a procurar auxílio de um especialista. Porém, sabendo-se da complexidade do tema, nem sempre este profissional está apto a produzir um pré- diagnóstico, diante do seu pouco conhecimento sobre características que acompanham os transtornos mentais. Nem sempre está presente no currículo das licenciaturas formações específicas na área de transtornos mentais infantis, e quando estão, elas acontecem de forma rápida, ou até mesmo, são oferecidas em horários em que os profissionais da educação não têm acesso, devido a suas jornadas de trabalho serem em horários diferenciados. Disponibilizar um site que contenha informações confiáveis sobre transtornos mentais na infância para fins de pesquisa, pode auxiliar esses profissionais a identificarem com mais propriedade o que é um comportamento próprio da criança e o que pode ser um problema no seu desenvolvimento, para que diante dessas informações esses profissionais possam melhor cuidar dessas crianças. Objetivo: Para tal o objetivo desta pesquisa é avaliar a usabilidade de um site que contenham informações sobre o tema transtorno mental, para auxiliar os professores a melhor cuidar de alunos que possuam algum transtorno. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo exploratório, de natureza aplicada quantitativa, utilizando dados coletados por meio do questionário de avaliação da usabilidade de sites, (ZARONI, 2015), adaptado na plataforma google forms e inserido ao final da página do site a ser avaliado pelo público. O público selecionado foi composto por acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia da Universidade La Salle em Canoas. Resultados: Participaram desta pesquisa 103 respondentes, estudantes do curso de pedagogia, atuantes ou não na área da educação, cursando entre o 1º e 8º semestre. Os dados foram coletados através do portal do aluno (LEX) da Universidade La Salle- Canoas. A análise dos dados foi realizada através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Foi realizada uma análise estatística inferencial utilizando o teste t de Student para amostras pareadas, com o objetivo de comparar as pontuações sobre o nível de conhecimento sobre transtornos mentais, antes e depois da utilização do site pelos respondentes. Conclusão: Os testes indicaram que, antes da utilização do site, a média de nível de conhecimento dos respondentes sobre transtornos mentais era de 3,039; após a utilização do site a média subiu para 3,777. Logo, os resultados foram estatisticamente significativos (p<0,005), com uma diferença de 0,7379 entre o nível de conhecimento sobre transtornos mentais, antes e depois da utilização do site, ou seja, antes da visualização do site o nível de conhecimento dos respondentes estava entre 60% e após a visualização aumentou para 75%. |
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Souza, Cristiane deWalz, Júlio César2023-10-20T17:12:41Z2023-10-20T17:12:41Z2021SOUZA, C. A avaliação da usabilidade de um website como ferramenta de pesquisa para professores sobre transtornos mentais infantis. 2021. 74 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3605. Acesso em: 20 out. 2023.http://hdl.handle.net/11690/3605Introdução: Os transtornos mentais na infância são cada vez mais frequentes e, normalmente, é na escola que se percebe na criança algum problema no seu desenvolvimento, no que diz respeito ao aprendizado ou ao comportamento. Diante disso, o profissional que acompanha esta criança em sala de aula é quem orienta a família a procurar auxílio de um especialista. Porém, sabendo-se da complexidade do tema, nem sempre este profissional está apto a produzir um pré- diagnóstico, diante do seu pouco conhecimento sobre características que acompanham os transtornos mentais. Nem sempre está presente no currículo das licenciaturas formações específicas na área de transtornos mentais infantis, e quando estão, elas acontecem de forma rápida, ou até mesmo, são oferecidas em horários em que os profissionais da educação não têm acesso, devido a suas jornadas de trabalho serem em horários diferenciados. Disponibilizar um site que contenha informações confiáveis sobre transtornos mentais na infância para fins de pesquisa, pode auxiliar esses profissionais a identificarem com mais propriedade o que é um comportamento próprio da criança e o que pode ser um problema no seu desenvolvimento, para que diante dessas informações esses profissionais possam melhor cuidar dessas crianças. Objetivo: Para tal o objetivo desta pesquisa é avaliar a usabilidade de um site que contenham informações sobre o tema transtorno mental, para auxiliar os professores a melhor cuidar de alunos que possuam algum transtorno. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo exploratório, de natureza aplicada quantitativa, utilizando dados coletados por meio do questionário de avaliação da usabilidade de sites, (ZARONI, 2015), adaptado na plataforma google forms e inserido ao final da página do site a ser avaliado pelo público. O público selecionado foi composto por acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia da Universidade La Salle em Canoas. Resultados: Participaram desta pesquisa 103 respondentes, estudantes do curso de pedagogia, atuantes ou não na área da educação, cursando entre o 1º e 8º semestre. Os dados foram coletados através do portal do aluno (LEX) da Universidade La Salle- Canoas. A análise dos dados foi realizada através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Foi realizada uma análise estatística inferencial utilizando o teste t de Student para amostras pareadas, com o objetivo de comparar as pontuações sobre o nível de conhecimento sobre transtornos mentais, antes e depois da utilização do site pelos respondentes. Conclusão: Os testes indicaram que, antes da utilização do site, a média de nível de conhecimento dos respondentes sobre transtornos mentais era de 3,039; após a utilização do site a média subiu para 3,777. 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