Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2460 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_0c72c838c9435990c669bf4bbea5c0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2460 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versõesColeção Cercanía JovenIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com base nos pressupostos para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras apresentados em documentos oficiais e estudos teóricos sobre gêneros discursivos e letramento crítico. A partir de análises realizadas no grupo de estudos do projeto, foi possível constatar que a coleção Cercanía Joven (COIMBRA; CHAVES; BARCIA, 2013), aprovada pelo PNLD 2015, está disponível em duas versões, uma em três volumes, destinada às escolas públicas, e outra em volume único, destinada às escolas privadas brasileiras, e que as unidades didáticas da versão em três volumes são mais extensas do que as do volume único. Por essa razão, neste trabalho pretendemos comparar as duas versões a fim de identificar as diferenças entre elas e observar as partes que foram suprimidas na seção de leitura. A partir dos critérios estabelecidos no edital do PNLD 2015, analisaremos se as atividades que não constam do volume único estão relacionadas a algum requisito específico e verificaremos se a ausência dessas atividades pode ter algum impacto na formação crítica dos alunos. Para isso, consideraremos o que as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) apontam sobre leitura crítica e letramento críticoUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCodeglia, Ana FlorenciaCampos, Thayane Silvareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:15Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2460Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:15Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
title |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
spellingShingle |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões Codeglia, Ana Florencia Coleção Cercanía Joven |
title_short |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
title_full |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
title_fullStr |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
title_full_unstemmed |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
title_sort |
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões |
author |
Codeglia, Ana Florencia |
author_facet |
Codeglia, Ana Florencia Campos, Thayane Silva |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Thayane Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Codeglia, Ana Florencia Campos, Thayane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleção Cercanía Joven |
topic |
Coleção Cercanía Joven |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2460 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285244465577984 |