Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codeglia, Ana Florencia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos, Thayane Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2126
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_92e39e4b3c6fc97a0af10ff2deba1100
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2126
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versõesColeção Cercanía JovenOrientações CurricularesEnsino MédioIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com base nos pressupostos para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras apresentados em documentos oficiais e estudos teóricos sobre gêneros discursivos e letramento crítico. A partir de análises realizadas no grupo de estudos do projeto, foi possível constatar que a coleção Cercanía Joven (COIMBRA; CHAVES; BARCIA, 2013), aprovada pelo PNLD 2015, está disponível em duas versões, uma em três volumes, destinada às escolas públicas, e outra em volume único, destinada às escolas privadas brasileiras, e que as unidades didáticas da versão em três volumes são mais extensas do que as do volume único. Por essa razão, neste trabalho pretendemos comparar as duas versões a fim de identificar as diferenças entre elas e observar as partes que foram suprimidas na seção de leitura. A partir dos critérios estabelecidos no edital do PNLD 2015, analisaremos se as atividades que não constam do volume único estão relacionadas a algum requisito específico e verificaremos se a ausência dessas atividades pode ter algum impacto na formação crítica dos alunos. Para isso, consideraremos o que as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) apontam sobre leitura crítica e letramento críticoUNILA­-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCodeglia, Ana FlorenciaCampos, Thayane Silvareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2126Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
title Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
spellingShingle Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
Codeglia, Ana Florencia
Coleção Cercanía Joven
Orientações Curriculares
Ensino Médio
title_short Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
title_full Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
title_fullStr Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
title_full_unstemmed Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
title_sort Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
author Codeglia, Ana Florencia
author_facet Codeglia, Ana Florencia
Campos, Thayane Silva
author_role author
author2 Campos, Thayane Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Codeglia, Ana Florencia
Campos, Thayane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coleção Cercanía Joven
Orientações Curriculares
Ensino Médio
topic Coleção Cercanía Joven
Orientações Curriculares
Ensino Médio
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2126
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285263529738240