As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rusch, Daniel Alfonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_13323e978889544dfef9f31a47e97b86
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6833
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017Políticas educacionaisReforma do ensino médioLei n. 13.415/2017FormaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente texto tem por objetivo discutir a Reforma do Ensino Médio no Brasil, instituída a partir da Medida Provisória n. 746/2016 e da Lei n. 13.415/2017 e apresentar algunselementos para compreensão do proposto nessa legislação além de vislumbrar possíveis desdobramentos para a formação ofertada no Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Tal objetivo proveniente das seguintes indagações: “Como se constitui historicamente o EM no Brasil?”;“Como se deu o processo de promulgação da Reforma do Ensino Médio no ano de 2017?”; e“Como se organiza o Ensino Médio a partir da Reforma e da BNCC/EM e quais os possíveis impactos para a formação nessa etapa da Educação Básica?”.Inicialmente trabalhamos na apreensão da constituição histórica do Ensino Médio no Brasil e, em seguida, apresentamos a discussão sobre a Reforma do Ensino e seus elementos constitutivos, problematizando-os. Metodologicamente, realizamos pesquisa exploratória de tipo documental e bibliográfica e fundamentando-nos em autores que pesquisam a temática. A partir dos estudos realizados, concluímos como problemático o processo pelo qual se implementa a Reforma do Ensino Médio, por meio de Medida Provisória, de forma autoritária, e posteriormente da Base Nacional Comum Curricular para essa etapa, medidas realizadas sem que houvesse o necessário debate com os educadores, estudantes, movimentos sociais e entidades. Ainda, em análise inicial, demarcamos que a Reforma e a BNCC/EM, alicerçadas em alterações no conteúdo curricular e na carga horária, remetem a uma formação limitadora que apresenta centralidade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, indicando evidente vinculação com as avaliações externas; logo, podem significar uma formação voltada apenas aos conhecimentos básicos relacionados com o atendimento do mercado de trabalho. Ademais, há fragmentação do currículo ao delimitar-se uma base geral e outra diversificada denominada como itinerários formativos, reduzindo a formação à precoce escolha do itinerário formativo. Todos esses elementos são alicerçados por uma limitação analítica quanto aos reais desafios a serem enfrentados nessa etapa, reduzindo-os à definição de um currículo, não apresentando os diversos fatoresque precarizam e determinam o acesso e a permanência de diversos sujeitos também na etapa do Ensino Médio, dentre os quais a crescente desigualdade social.OrientaçãoCossetin, MárciaRusch, Daniel Alfonso2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6833Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
title As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
spellingShingle As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
Rusch, Daniel Alfonso
Políticas educacionais
Reforma do ensino médio
Lei n. 13.415/2017
Formação
title_short As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
title_full As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
title_fullStr As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
title_full_unstemmed As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
title_sort As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
author Rusch, Daniel Alfonso
author_facet Rusch, Daniel Alfonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
Cossetin, Márcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rusch, Daniel Alfonso
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Reforma do ensino médio
Lei n. 13.415/2017
Formação
topic Políticas educacionais
Reforma do ensino médio
Lei n. 13.415/2017
Formação
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285270376939520