As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_13323e978889544dfef9f31a47e97b86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6833 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017Políticas educacionaisReforma do ensino médioLei n. 13.415/2017FormaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente texto tem por objetivo discutir a Reforma do Ensino Médio no Brasil, instituída a partir da Medida Provisória n. 746/2016 e da Lei n. 13.415/2017 e apresentar algunselementos para compreensão do proposto nessa legislação além de vislumbrar possíveis desdobramentos para a formação ofertada no Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Tal objetivo proveniente das seguintes indagações: “Como se constitui historicamente o EM no Brasil?”;“Como se deu o processo de promulgação da Reforma do Ensino Médio no ano de 2017?”; e“Como se organiza o Ensino Médio a partir da Reforma e da BNCC/EM e quais os possíveis impactos para a formação nessa etapa da Educação Básica?”.Inicialmente trabalhamos na apreensão da constituição histórica do Ensino Médio no Brasil e, em seguida, apresentamos a discussão sobre a Reforma do Ensino e seus elementos constitutivos, problematizando-os. Metodologicamente, realizamos pesquisa exploratória de tipo documental e bibliográfica e fundamentando-nos em autores que pesquisam a temática. A partir dos estudos realizados, concluímos como problemático o processo pelo qual se implementa a Reforma do Ensino Médio, por meio de Medida Provisória, de forma autoritária, e posteriormente da Base Nacional Comum Curricular para essa etapa, medidas realizadas sem que houvesse o necessário debate com os educadores, estudantes, movimentos sociais e entidades. Ainda, em análise inicial, demarcamos que a Reforma e a BNCC/EM, alicerçadas em alterações no conteúdo curricular e na carga horária, remetem a uma formação limitadora que apresenta centralidade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, indicando evidente vinculação com as avaliações externas; logo, podem significar uma formação voltada apenas aos conhecimentos básicos relacionados com o atendimento do mercado de trabalho. Ademais, há fragmentação do currículo ao delimitar-se uma base geral e outra diversificada denominada como itinerários formativos, reduzindo a formação à precoce escolha do itinerário formativo. Todos esses elementos são alicerçados por uma limitação analítica quanto aos reais desafios a serem enfrentados nessa etapa, reduzindo-os à definição de um currículo, não apresentando os diversos fatoresque precarizam e determinam o acesso e a permanência de diversos sujeitos também na etapa do Ensino Médio, dentre os quais a crescente desigualdade social.OrientaçãoCossetin, MárciaRusch, Daniel Alfonso2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6833Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
title |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
spellingShingle |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 Rusch, Daniel Alfonso Políticas educacionais Reforma do ensino médio Lei n. 13.415/2017 Formação |
title_short |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
title_full |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
title_fullStr |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
title_full_unstemmed |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
title_sort |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017 |
author |
Rusch, Daniel Alfonso |
author_facet |
Rusch, Daniel Alfonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação Cossetin, Márcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rusch, Daniel Alfonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Reforma do ensino médio Lei n. 13.415/2017 Formação |
topic |
Políticas educacionais Reforma do ensino médio Lei n. 13.415/2017 Formação |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285270376939520 |