Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/7540 |
Resumo: | Artigo publicado como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão da Saúde. |
id |
UNIL_197fd5e027629d577c838ea61be499b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7540 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Correa, Roxana Magaly Tapia2023-07-31T18:48:05Z2023-07-31T18:48:05Z2023http://dspace.unila.edu.br/123456789/7540Artigo publicado como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão da Saúde.Objetiva-se identificar quais os fatores que influenciam na satisfação dos usuários nos serviços ofertados na ESF. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura desenvolvida a partir das etapas preconizadas para esse tipo de revisão, com o emprego do mnemônico PVO. A busca ocorreu na MEDLINE via BVS, LILACS e na SciELO. Ademais para a busca, os DEC’s: Causalidade, Estratégia de Saúde Nacionais e Satisfação do Paciente foram associados aos operadores booleanos AND e OR. Critérios de Inclusão: estudos dos últimos 10 anos; nos idiomas português, inglês e espanhol; artigos que respondessem ao objetivo proposto e publicações que contemplassem as seguintes palavras-chave: Estratégia Saúde da Família e Satisfação do Usuários. E os critérios de exclusão foram: textos sem resumos, artigos duplicados, literatura cinzenta e livros. A amostragem inicial foi de 100 estudos, submetidos a um processo de filtragem de acordo com os critérios previamente estabelecidos, sendo incluído cinco artigos. Os artigos apontaram que fatores como: ambientes organizados, ventilados e iluminados; equipamentos em pleno funcionamento e recursos disponíveis como vacinas; acesso rápido ao serviço; atividades de promoção; tempo de espera para o atendimento; construção de confiança com a equipe e a presença de Agentes Comunitários de Saúde no território influenciam diretamente na satisfação do paciente com a ESF. Percebe-se que deve existir a junção entre a oferta de estrutura adequada e insumos, competência da gestão do serviço de saúde e a organização do trabalho, levando uma oferta de serviço de acompanhamento multidisciplinar para possibilitar a resolução de grande parte das necessidades de saúde da comunidade.porEstratégia; saúde da família; fatores; satisfação do pacienteFatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura.pdfFatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura.pdfFatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literaturaapplication/pdf348152https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7540/1/Fatores%20que%20Influenciam%20na%20Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Usu%c3%a1rios%20nos%20Servi%c3%a7os%20Ofertados%20na%20ESF%3a%20Revis%c3%a3o%20Integrativa%20da%20Literatura.pdffc2d236e81dc0e714381610dd04f7092MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81019https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7540/2/license.txtae61abb910ea8b57960567ed3a404bdaMD52123456789/75402023-07-31 16:07:03.818oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362023-07-31T19:07:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
title |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
spellingShingle |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura Correa, Roxana Magaly Tapia Estratégia; saúde da família; fatores; satisfação do paciente |
title_short |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
title_full |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
title_fullStr |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
title_full_unstemmed |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
title_sort |
Fatores que Influenciam na Satisfação dos Usuários nos Serviços Ofertados na ESF: Revisão Integrativa da Literatura |
author |
Correa, Roxana Magaly Tapia |
author_facet |
Correa, Roxana Magaly Tapia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Roxana Magaly Tapia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia; saúde da família; fatores; satisfação do paciente |
topic |
Estratégia; saúde da família; fatores; satisfação do paciente |
description |
Artigo publicado como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão da Saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-31T18:48:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-31T18:48:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7540 |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7540/1/Fatores%20que%20Influenciam%20na%20Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Usu%c3%a1rios%20nos%20Servi%c3%a7os%20Ofertados%20na%20ESF%3a%20Revis%c3%a3o%20Integrativa%20da%20Literatura.pdf https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7540/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2d236e81dc0e714381610dd04f7092 ae61abb910ea8b57960567ed3a404bda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227519364038656 |