O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
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O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitosBilinguismoAnálise de discurso pecheutianaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Partimos de uma das análises discursivas desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado para apresentar um recorte no qual investigamos o processo de formação de conceitos de bilinguismo na linguística, constituindo um objeto de conhecimento da ciência. A análise, teoricamente orientada pelos preceitos da análise de discurso pecheutiana, teve como base a configuração de um arquivo do discurso científico sobre bilinguismo, com um levantamento da literatura especializada sobre o tema. O estudo desse arquivo levounos a compreender que os sentidos predominantes de bilinguismo sustentamse numa formação discursiva logicista, em que impera o paradigma monolíngue vinculado a uma concepção de língua como “unidade” e de sujeito como “falante”. Entretanto, mudanças epistemológicas em diversas áreas dos estudos da linguagem filiadas a uma virada multilíngue têm produzido outras possibilidades de dizer sobre a língua, com a irrupção de sentidos “discordantes”, mais heterogêneos, numa profusão terminológica filiada a movimentos de sentido de contradiscursos em relação de coexistência com os discursos predominantes, historicamente mais estabilizados. Tais abordagens, em ascensão teórica nas duas últimas décadas, demarcaram uma mudança epistemológica vinculada a movimentos teóricos de abertura disciplinar, colocando em circulação conceitos ressignificados de língua e de bilinguismo. A análise mostrou que tais processos de ressignificação constituem contradiscursos, deslocando a hegemonia do paradigma monolíngue para a preeminência do paradigma multilíngueUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortes, Laurareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:24Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2305Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:24Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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