O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Laura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_1a1ec47e4d6d541e06f98199303aaa23
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2305
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitosBilinguismoAnálise de discurso pecheutianaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Partimos de uma das análises discursivas desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado para apresentar um recorte no qual investigamos o processo de formação de conceitos de bilinguismo na linguística, constituindo um objeto de conhecimento da ciência. A análise, teoricamente orientada pelos preceitos da análise de discurso pecheutiana, teve como base a configuração de um arquivo do discurso científico sobre bilinguismo, com um levantamento da literatura especializada sobre o tema. O estudo desse arquivo levounos a compreender que os sentidos predominantes de bilinguismo sustentamse numa formação discursiva logicista, em que impera o paradigma monolíngue vinculado a uma concepção de língua como “unidade” e de sujeito como “falante”. Entretanto, mudanças epistemológicas em diversas áreas dos estudos da linguagem filiadas a uma virada multilíngue têm produzido outras possibilidades de dizer sobre a língua, com a irrupção de sentidos “discordantes”, mais heterogêneos, numa profusão terminológica filiada a movimentos de sentido de contradiscursos em relação de coexistência com os discursos predominantes, historicamente mais estabilizados. Tais abordagens, em ascensão teórica nas duas últimas décadas, demarcaram uma mudança epistemológica vinculada a movimentos teóricos de abertura disciplinar, colocando em circulação conceitos ressignificados de língua e de bilinguismo. A análise mostrou que tais processos de ressignificação constituem contradiscursos, deslocando a hegemonia do paradigma monolíngue para a preeminência do paradigma multilíngueUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortes, Laurareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:24Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2305Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:24Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
title O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
spellingShingle O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
Fortes, Laura
Bilinguismo
Análise de discurso pecheutiana
title_short O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
title_full O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
title_fullStr O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
title_full_unstemmed O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
title_sort O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
author Fortes, Laura
author_facet Fortes, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo
Análise de discurso pecheutiana
topic Bilinguismo
Análise de discurso pecheutiana
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264242769920