Os temas transversais em livros didáticos de ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2243 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_1ae1ec897e1fac74b7486eb9a26e1603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2243 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Os temas transversais em livros didáticos de ELELivro didáticoIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Um dos objetivos da educação, segundo a LDB (1996), é fornecer ao aluno o “preparo para o exercício da cidadania”. Para os PCNs (1997), a prática da cidadania não estaria restrita aos direitos civis e políticos do cidadão, mas permearia as suas relações de trabalho, de saúde e de educação e se estenderia aos meios sociais em que o indivíduo circule. Kleiman e Moraes (1999) alertam que a escola é formada por professores especializados que não conseguem perceber a relação do conteúdo da sua disciplina com o conteúdo das demais disciplinas e com a prática da cidadania. Os conteúdos escolares, assim, são tratados como fim, e não como meio para os alunos agirem enquanto cidadãos no mundo. Moreno (1999) propõe que a educação seja feita com base nos temas transversais. Esses temas são conteúdos de cunho social que não pertencem a disciplina alguma, mas que encontram em todas um espaço para a sua abordagem (YUS, 1998), o que gera um trabalho interdisciplinar. Como disciplina, o espanhol, então, deve ser abordado em sala de aula de acordo com os objetivos da educação supracitados. Assumindo que o livro didático é, por vezes, a única fonte de consulta do professor e que ele pode influenciar nas identidades e na tomada de consciência dos alunos (TÍLIO, 2012), o objetivo deste trabalho é investigar como são abordados os temas transversais em livros didáticos (LD) de língua espanhola. Para tal, pretendese apresentar uma análise comparativa das propostas presentes no LD encaminhado aos discentes e no manual do professor, em dois LD aprovados no PNLD 2015: Cercanía Joven 1 e Enlaces 1.UNILA-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Thais da Silveira NevesSilva, Imara Cecília do Nascimentoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:32Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2243Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:32Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
title |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
spellingShingle |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE Araujo, Thais da Silveira Neves Livro didático |
title_short |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
title_full |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
title_fullStr |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
title_full_unstemmed |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
title_sort |
Os temas transversais em livros didáticos de ELE |
author |
Araujo, Thais da Silveira Neves |
author_facet |
Araujo, Thais da Silveira Neves Silva, Imara Cecília do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Imara Cecília do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Thais da Silveira Neves Silva, Imara Cecília do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático |
topic |
Livro didático |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2243 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285266869452800 |