Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449 |
Resumo: | I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA |
id |
UNIL_1af1eea7f701da3dcce6ffd7efae100b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1449 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação interculturalEducação de jovens e adultosCurrículoPedagogia interculturalI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILAO presente texto apresenta a proposta de mediação intercultural exercitada através do Curso: Aprofundando saberes na Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo Grupo de pesquisa vinculado ao CNPq: Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para a EJA(Seppeja/UFS) cujas atividades iniciais datam de 2011 e se consolidam a cada dia tendo como objetivo maior a construção de um perfil curricular com ênfase na pedagogia intercultural. Esta intervenção pedagógica baseiase no crédito atribuído à possibilidade de rompimento de uma visão fragmentada entre os saberes para a consecução do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus envolvidos. É possível afirmar que a participação neste projeto já confere o aprofundamento de saberes de seus participantes a partir do exercício da competência intercultural. Em encontros diários, em sala de aula, alunos e regentes têm a oportunidade de promover o diálogo intercultural a partir da interrelação entre suas heranças culturais associadas à (re)significação de saberes e tendo como foco o alcance de letramentos múltiplos. Os resultados já alcançados indicam impactos significativos da construção de um perfil curricular inovador para EJA, bem como para a formação do docente a atuar neste campo pedagógico específico.2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Josefa de Menezesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1449Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
title |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
spellingShingle |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural Almeida, Maria Josefa de Menezes Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia intercultural |
title_short |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
title_full |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
title_fullStr |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
title_full_unstemmed |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
title_sort |
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural |
author |
Almeida, Maria Josefa de Menezes |
author_facet |
Almeida, Maria Josefa de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Josefa de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia intercultural |
topic |
Educação de jovens e adultos Currículo Pedagogia intercultural |
description |
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285242579189760 |