As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dechechi, Sofia Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.
id UNIL_1bf04f3befa610db4ad3f9f39b55bcb8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7387
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)campanha políticaredes sociaisObamaTrumpBidenTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.O estudo sobre “As inovações na comunicação eleitoral das campanhas de Obama, Trump e Biden” tem como objetivo a análise evolutiva das inovações na comunicação eleitoral dos Estados Unidos no período de 2008 a 2020; com recorte temporal às campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020). Assim, a literatura envolve autores do campo das Relações Internacionais, da Ciência Política e do Marketing. O presente trabalho divide-se em quatro partes. O primeiro capítulo faz um aparato conceitual geral sobre os conceitos de Política, Sociedade e Tecnologia trabalhados e como eles se correlacionam no tema, introduzindo os conceitos de Marketing 4.0 e 5.0, e contextualizando o marketing político para os períodos eleitorais. O segundo capítulo divide-se em 3 partes, de forma a desenvolver o principais pontos característicos das campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020), além de apresentar as problemáticas de manipulação de algoritmos, do algoritmo de vigilância, da cibersegurança; das fake news e do Big Data para o debate. Por fim, o terceiro capítulo conclui o trabalho com comparações entre as campanhas dos presidentes e recapitula conceitos-chave para o entendimento dos objetivos do trabalho. Assim, neste projeto será analisada a evolução das campanhas políticas estadunidenses para o meio digital; além de compreender as consequências dessa nova dinâmica política para o campo das Relações Internacionais a longo prazo.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDechechi, Sofia Costareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:52:34Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7387Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:52:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
title As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
spellingShingle As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
Dechechi, Sofia Costa
campanha política
redes sociais
Obama
Trump
Biden
title_short As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
title_full As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
title_fullStr As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
title_full_unstemmed As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
title_sort As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
author Dechechi, Sofia Costa
author_facet Dechechi, Sofia Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dechechi, Sofia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv campanha política
redes sociais
Obama
Trump
Biden
topic campanha política
redes sociais
Obama
Trump
Biden
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285254954483712