As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração. |
id |
UNIL_1bf04f3befa610db4ad3f9f39b55bcb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7387 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020)campanha políticaredes sociaisObamaTrumpBidenTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.O estudo sobre “As inovações na comunicação eleitoral das campanhas de Obama, Trump e Biden” tem como objetivo a análise evolutiva das inovações na comunicação eleitoral dos Estados Unidos no período de 2008 a 2020; com recorte temporal às campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020). Assim, a literatura envolve autores do campo das Relações Internacionais, da Ciência Política e do Marketing. O presente trabalho divide-se em quatro partes. O primeiro capítulo faz um aparato conceitual geral sobre os conceitos de Política, Sociedade e Tecnologia trabalhados e como eles se correlacionam no tema, introduzindo os conceitos de Marketing 4.0 e 5.0, e contextualizando o marketing político para os períodos eleitorais. O segundo capítulo divide-se em 3 partes, de forma a desenvolver o principais pontos característicos das campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020), além de apresentar as problemáticas de manipulação de algoritmos, do algoritmo de vigilância, da cibersegurança; das fake news e do Big Data para o debate. Por fim, o terceiro capítulo conclui o trabalho com comparações entre as campanhas dos presidentes e recapitula conceitos-chave para o entendimento dos objetivos do trabalho. Assim, neste projeto será analisada a evolução das campanhas políticas estadunidenses para o meio digital; além de compreender as consequências dessa nova dinâmica política para o campo das Relações Internacionais a longo prazo.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDechechi, Sofia Costareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:52:34Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7387Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:52:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
title |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
spellingShingle |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) Dechechi, Sofia Costa campanha política redes sociais Obama Trump Biden |
title_short |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
title_full |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
title_fullStr |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
title_full_unstemmed |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
title_sort |
As Inovações na Comunicação Eleitoral das Campanhas de Barack Obama (2008), Donald Trump (2016) e Joseph Biden (2020) |
author |
Dechechi, Sofia Costa |
author_facet |
Dechechi, Sofia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dechechi, Sofia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campanha política redes sociais Obama Trump Biden |
topic |
campanha política redes sociais Obama Trump Biden |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285254954483712 |