Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/566 |
Resumo: | Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, do Curso de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Área de concentração: Teorias de Aquisição de Segunda Língua, Setor de Ciências humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Profa. Dra. Gertrud Friedrich Frahm. 2005 |
id |
UNIL_2301cb967c7a5e2e4cd5cece657e1b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/566 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticosCulturaEducação interculturalLivro didáticoLíngua alemãPós-Graduação Dissertações de MestradoDissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, do Curso de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Área de concentração: Teorias de Aquisição de Segunda Língua, Setor de Ciências humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Profa. Dra. Gertrud Friedrich Frahm. 2005O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum 1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais 2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional.2016-07-12info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAMATO, Laura Janaina Dias. Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos. 199p. Tese de Doutorado (Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2005.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmato, Laura Janaina Diasreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:29:12Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/566Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:29:12Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
title |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
spellingShingle |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos Amato, Laura Janaina Dias Cultura Educação intercultural Livro didático Língua alemã Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
title_short |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
title_full |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
title_fullStr |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
title_full_unstemmed |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
title_sort |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos |
author |
Amato, Laura Janaina Dias |
author_facet |
Amato, Laura Janaina Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amato, Laura Janaina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Educação intercultural Livro didático Língua alemã Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
topic |
Cultura Educação intercultural Livro didático Língua alemã Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
description |
Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, do Curso de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Área de concentração: Teorias de Aquisição de Segunda Língua, Setor de Ciências humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Profa. Dra. Gertrud Friedrich Frahm. 2005 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMATO, Laura Janaina Dias. Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos. 199p. Tese de Doutorado (Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2005. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/566 |
identifier_str_mv |
AMATO, Laura Janaina Dias. Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos. 199p. Tese de Doutorado (Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, 2005. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249273298944 |