O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_24aa51d7169386414ac4e772fe3eb27b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2411 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanholaSentimento da línguaLíngua espanholaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A canção é, sem dúvida, um dos maiores e mais antigos meios de expressão dos seres humanos, algo que nos toca de múltiplas maneiras e ao jovem, particularmente. O gênero canção propicia o trabalho com as diversas habilidades do estudo de línguas, afinal a música imaterial, mas tem seu corpo, suas leis internas, seu modo de se relacionar com os outros e seu propósito (PETRAGLIA, 2010). Os elementos que compõem a canção vão muito além da letra, o que abre espaço para um debate intercultural importantíssimo ao encarar o ambiente escolar sempre como um espaço de humanização. O presente trabalho visa compartilhar as experiências vivenciadas com o gênero canção no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF) em salas de aula e em espaços alternativos, chamados Módulos e Ágoras. Concluímos que o início de um trabalho com a canção em salas de aula compostas por alunos brasileiros é sempre surpreendente ao observar que as descobertas de escuta em sala se tornam uma atividade que aporta grande conhecimento, unindo curiosidade e prazer ao oferecer e retomar o que se pode chamar de sentimento da língua, ou seja, que esta também possa ser vivenciada interiormente, para além de fronteiras rígidas e de uma pura memorização de regras. As aulas, utilizando a canção, tornamse um espaço extremamente participativo com o Projeto Cinco Minutos con la canción desenvolvido em sala. Nesta atmosfera o aluno tem a possibilidade de expressar características próprias como gosto/não gosto e compartilhar suas canções, tendo seu conhecimento reconhecido e construído na interação com o grupoUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Raquel dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:13Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2411Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
title |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
spellingShingle |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola Silveira, Raquel da Sentimento da língua Língua espanhola |
title_short |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
title_full |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
title_fullStr |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
title_full_unstemmed |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
title_sort |
O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola |
author |
Silveira, Raquel da |
author_facet |
Silveira, Raquel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Raquel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentimento da língua Língua espanhola |
topic |
Sentimento da língua Língua espanhola |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285260963872768 |