O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Raquel da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_24aa51d7169386414ac4e772fe3eb27b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2411
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanholaSentimento da línguaLíngua espanholaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A canção é, sem dúvida, um dos maiores e mais antigos meios de expressão dos seres humanos, algo que nos toca de múltiplas maneiras e ao jovem, particularmente. O gênero canção propicia o trabalho com as diversas habilidades do estudo de línguas, afinal a música imaterial, mas tem seu corpo, suas leis internas, seu modo de se relacionar com os outros e seu propósito (PETRAGLIA, 2010). Os elementos que compõem a canção vão muito além da letra, o que abre espaço para um debate intercultural importantíssimo ao encarar o ambiente escolar sempre como um espaço de humanização. O presente trabalho visa compartilhar as experiências vivenciadas com o gênero canção no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF) em salas de aula e em espaços alternativos, chamados Módulos e Ágoras. Concluímos que o início de um trabalho com a canção em salas de aula compostas por alunos brasileiros é sempre surpreendente ao observar que as descobertas de escuta em sala se tornam uma atividade que aporta grande conhecimento, unindo curiosidade e prazer ao oferecer e retomar o que se pode chamar de sentimento da língua, ou seja, que esta também possa ser vivenciada interiormente, para além de fronteiras rígidas e de uma pura memorização de regras. As aulas, utilizando a canção, tornamse um espaço extremamente participativo com o Projeto Cinco Minutos con la canción desenvolvido em sala. Nesta atmosfera o aluno tem a possibilidade de expressar características próprias como gosto/não gosto e compartilhar suas canções, tendo seu conhecimento reconhecido e construído na interação com o grupoUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Raquel dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:13Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2411Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
title O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
spellingShingle O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
Silveira, Raquel da
Sentimento da língua
Língua espanhola
title_short O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
title_full O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
title_fullStr O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
title_full_unstemmed O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
title_sort O sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanhola
author Silveira, Raquel da
author_facet Silveira, Raquel da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Raquel da
dc.subject.por.fl_str_mv Sentimento da língua
Língua espanhola
topic Sentimento da língua
Língua espanhola
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285260963872768