Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Diana Caroline Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paiva, Paulo Roberto, Laperuta, Márcio Henrique, Saladini, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_2f896f9761c0b81755eea2005ac25700
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2726
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervençãoÉticaEducação físicaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental, no período noturno no município de Londrina, no estado do Paraná. Observamos que desde o início do ano letivo de 2014, grande parte dos estudantes tinham atitudes indisciplinadas, que acabavam por atrapalhar o processo de ensino e de aprendizagem, desmotivando toda a turma. Na busca de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, bem como a qualidade das relações sociais da turma e refletir sobre a importância dos valores éticos e morais com os estudantes, o Professor Supervisor e os alunos bolsistas elaboram um bloco de dez (10) aulas, tendo como estratégias de ensino a utilização de vídeos e animações, além de trabalhos individuais e em grupo. Ao final do trabalho, podemos concluir que através desse processo de intervenção verificamos avanços importantes nas relações interpessoais, as aulas se desenvolvem de maneira mais tranquila e o numero de conflitos diminuíram significadamente2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Diana Caroline FerreiraPaiva, Paulo RobertoLaperuta, Márcio HenriqueSaladini, Ana Cláudiareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2726Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
title Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
spellingShingle Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
Castilho, Diana Caroline Ferreira
Ética
Educação física
title_short Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
title_full Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
title_fullStr Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
title_full_unstemmed Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
title_sort Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
author Castilho, Diana Caroline Ferreira
author_facet Castilho, Diana Caroline Ferreira
Paiva, Paulo Roberto
Laperuta, Márcio Henrique
Saladini, Ana Cláudia
author_role author
author2 Paiva, Paulo Roberto
Laperuta, Márcio Henrique
Saladini, Ana Cláudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Diana Caroline Ferreira
Paiva, Paulo Roberto
Laperuta, Márcio Henrique
Saladini, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação física
topic Ética
Educação física
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249352990720