Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_2f896f9761c0b81755eea2005ac25700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2726 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervençãoÉticaEducação físicaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental, no período noturno no município de Londrina, no estado do Paraná. Observamos que desde o início do ano letivo de 2014, grande parte dos estudantes tinham atitudes indisciplinadas, que acabavam por atrapalhar o processo de ensino e de aprendizagem, desmotivando toda a turma. Na busca de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, bem como a qualidade das relações sociais da turma e refletir sobre a importância dos valores éticos e morais com os estudantes, o Professor Supervisor e os alunos bolsistas elaboram um bloco de dez (10) aulas, tendo como estratégias de ensino a utilização de vídeos e animações, além de trabalhos individuais e em grupo. Ao final do trabalho, podemos concluir que através desse processo de intervenção verificamos avanços importantes nas relações interpessoais, as aulas se desenvolvem de maneira mais tranquila e o numero de conflitos diminuíram significadamente2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Diana Caroline FerreiraPaiva, Paulo RobertoLaperuta, Márcio HenriqueSaladini, Ana Cláudiareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2726Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
title |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
spellingShingle |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção Castilho, Diana Caroline Ferreira Ética Educação física |
title_short |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
title_full |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
title_fullStr |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
title_full_unstemmed |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
title_sort |
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção |
author |
Castilho, Diana Caroline Ferreira |
author_facet |
Castilho, Diana Caroline Ferreira Paiva, Paulo Roberto Laperuta, Márcio Henrique Saladini, Ana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Paulo Roberto Laperuta, Márcio Henrique Saladini, Ana Cláudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Diana Caroline Ferreira Paiva, Paulo Roberto Laperuta, Márcio Henrique Saladini, Ana Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Educação física |
topic |
Ética Educação física |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249352990720 |