Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa da Silva, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6564
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.
id UNIL_317c04e1bfc560bcfd3ce4a0d7b651e9
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6564
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracistaformação de docentes; mediação de leitura; literatura infantil; antirracismo.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.Esta pesquisa de mestrado tem a finalidade de investigar as possibilidades oferecidas pela literatura infantil para a formação dos estudantes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, considerando o protagonismo negro. Para tanto, as obras literárias Amoras (2018), de Emicida, e A Cor de Coraline (2017), do autor e ilustrador Alexandre Rampazo, são analisadas a partir de dois eixos: a temática étnico-racial e a formação do professor. Para desenvolver o estudo, fez-se necessária, além da análise literária, uma pesquisa seguida de intervenção com um grupo de estudantes do Curso de Formação de Docentes, de um colégio público localizado no Oeste do ParanáA pesquisa em desenvolvimento compreende: (i) o estudo aprofundado das obras literárias (ii) a elaboração de um roteiro para a prática literária, composto por diagnóstico do conhecimento prévio dos futuros educadores, relato de experiência, sensibilização por meio de relato de vida e da contação de histórias, seguida de novo repertório literário escolhido pelos estudantes; e (iii) análise dos resultados obtidos. Para fundamentar esta pesquisa, utilizamos: os teóricos da recepção, tais como Iser (1999), Rosenblatt (2002) e Chambers (2007), que oferecem instrumental analítico ao incluir o leitor no ato da leitura; pesquisadoras como Colomer (2007) e Petit (2010), que contribuem ao pensar os impactos da mediação na formação de leitores; hooks (1999, 2019), Munanga (2005, 2012, 2015), Gomes (2002, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2010, 2011a, 2011b), Hall (2000, 2001, 2016), Guimarães (1995, 1999) e Jovino (2005, 2006), para fundamentar a discussão da étnico-racial, visando à desnaturalização de pensamentos e de situações que promovam o racismo. As reflexões propostas permitem ao professor em formação se reconhecer como agente transformador, identificando elementos e possíveis ações que contribuem para melhorar a sociedade pelo viés da educação.OrientaçãoCosta da Silva, Cristiane2022info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:26:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6564Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:26:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
title Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
spellingShingle Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
Costa da Silva, Cristiane
formação de docentes; mediação de leitura; literatura infantil; antirracismo.
title_short Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
title_full Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
title_fullStr Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
title_full_unstemmed Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
title_sort Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista
author Costa da Silva, Cristiane
author_facet Costa da Silva, Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa da Silva, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv formação de docentes; mediação de leitura; literatura infantil; antirracismo.
topic formação de docentes; mediação de leitura; literatura infantil; antirracismo.
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6564
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285267436732416