ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza e Cruz, Eliane Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Luiz Fernandes, Ferreira Lins, Mônica Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10813
Resumo: Desde 2003, muitas conversas e reflexões acontecem nas escolas e nas universidades, acerca de como implementar a Lei 10.639/03, que modificou a LDBEN e estabeleceu a obrigatoriedade do Ensino de História da África e dos Negros no Brasil em todo o currículo do ensino básico, através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. (BRASIL, 2004). Em vários momentos de debates as questões levantadas pelos docentes são: “Como vou aplicar a lei se não fui formado em História da África e relações raciais?” “Para aplicar a lei, existem materiais didáticos?” “Essa lei foi imposta e além do mais o problema do negro não é um problema social?” “Como aplicar uma lei como essa se a maioria das pessoas não se considera racista?” “Se falarmos da questão racial na sala de aula, não vamos incitar conflitos raciais?” “Trabalhar com esta lei, que trata das diferenças raciais, não significa violar o princípio da igualdade que a escola tanto preza?” Tantas perguntas, que para responder todas, precisaríamos de tempo para escrever e argumentar. Entretanto, o que vamos focar neste texto é justamente as raízes dessas demandas imediatas dos docentes, ou seja, a formação docente para aplicar a Lei. Para tal, num primeiro momento, vamos problematizar algumas questões teóricas e, em seguida, nos posicionar diante deste grande desafio que podemos denominar de construção do conhecimento escolar em sociologia e uma formação docente que mobiliza a construção de novas identidades docentes. Ao final, tentaremos indicar pistas políticas, pedagógicas e epistemológicas para a construção de uma nova perspectiva pedagógica antirracista no ensino de sociologia.
id UFRN-9_935c3fc4d7f24756c45858bf4fad29bc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10813
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTEFormação docente – ensino de sociologia – educação antirracistaDesde 2003, muitas conversas e reflexões acontecem nas escolas e nas universidades, acerca de como implementar a Lei 10.639/03, que modificou a LDBEN e estabeleceu a obrigatoriedade do Ensino de História da África e dos Negros no Brasil em todo o currículo do ensino básico, através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. (BRASIL, 2004). Em vários momentos de debates as questões levantadas pelos docentes são: “Como vou aplicar a lei se não fui formado em História da África e relações raciais?” “Para aplicar a lei, existem materiais didáticos?” “Essa lei foi imposta e além do mais o problema do negro não é um problema social?” “Como aplicar uma lei como essa se a maioria das pessoas não se considera racista?” “Se falarmos da questão racial na sala de aula, não vamos incitar conflitos raciais?” “Trabalhar com esta lei, que trata das diferenças raciais, não significa violar o princípio da igualdade que a escola tanto preza?” Tantas perguntas, que para responder todas, precisaríamos de tempo para escrever e argumentar. Entretanto, o que vamos focar neste texto é justamente as raízes dessas demandas imediatas dos docentes, ou seja, a formação docente para aplicar a Lei. Para tal, num primeiro momento, vamos problematizar algumas questões teóricas e, em seguida, nos posicionar diante deste grande desafio que podemos denominar de construção do conhecimento escolar em sociologia e uma formação docente que mobiliza a construção de novas identidades docentes. Ao final, tentaremos indicar pistas políticas, pedagógicas e epistemológicas para a construção de uma nova perspectiva pedagógica antirracista no ensino de sociologia.UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1081310.21680/1982-1662.2016v1n18ID10813Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 32-571982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10813/7630Copyright (c) 2016 Eliane Almeida Souza e Cruz, Luiz Fernandes Oliveira, Mônica Regina Ferreira Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza e Cruz, Eliane AlmeidaOliveira, Luiz FernandesFerreira Lins, Mônica Regina2021-11-30T20:58:33Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10813Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:33Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Souza e Cruz, Eliane Almeida
Formação docente – ensino de sociologia – educação antirracista
title_short ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort ENSINO DE SOCIOLOGIA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
author Souza e Cruz, Eliane Almeida
author_facet Souza e Cruz, Eliane Almeida
Oliveira, Luiz Fernandes
Ferreira Lins, Mônica Regina
author_role author
author2 Oliveira, Luiz Fernandes
Ferreira Lins, Mônica Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza e Cruz, Eliane Almeida
Oliveira, Luiz Fernandes
Ferreira Lins, Mônica Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente – ensino de sociologia – educação antirracista
topic Formação docente – ensino de sociologia – educação antirracista
description Desde 2003, muitas conversas e reflexões acontecem nas escolas e nas universidades, acerca de como implementar a Lei 10.639/03, que modificou a LDBEN e estabeleceu a obrigatoriedade do Ensino de História da África e dos Negros no Brasil em todo o currículo do ensino básico, através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. (BRASIL, 2004). Em vários momentos de debates as questões levantadas pelos docentes são: “Como vou aplicar a lei se não fui formado em História da África e relações raciais?” “Para aplicar a lei, existem materiais didáticos?” “Essa lei foi imposta e além do mais o problema do negro não é um problema social?” “Como aplicar uma lei como essa se a maioria das pessoas não se considera racista?” “Se falarmos da questão racial na sala de aula, não vamos incitar conflitos raciais?” “Trabalhar com esta lei, que trata das diferenças raciais, não significa violar o princípio da igualdade que a escola tanto preza?” Tantas perguntas, que para responder todas, precisaríamos de tempo para escrever e argumentar. Entretanto, o que vamos focar neste texto é justamente as raízes dessas demandas imediatas dos docentes, ou seja, a formação docente para aplicar a Lei. Para tal, num primeiro momento, vamos problematizar algumas questões teóricas e, em seguida, nos posicionar diante deste grande desafio que podemos denominar de construção do conhecimento escolar em sociologia e uma formação docente que mobiliza a construção de novas identidades docentes. Ao final, tentaremos indicar pistas políticas, pedagógicas e epistemológicas para a construção de uma nova perspectiva pedagógica antirracista no ensino de sociologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10813
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10813
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10813
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10813/7630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 32-57
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139273916416