Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Maria [Org.]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4994
Resumo: O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) foi proposto com o intuito de propiciar um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. O III SERIA é uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A organização do III SERIA possui relação direta com o curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem da Astronomia: Formação de Educadores”, proposto em 2010 pelo Polo Astronômico, com o apoio da UNIOESTE, no período de 2011 a 2016. A partir de 2017 ocorreu a parceria com a UNILA, incluindo também, em sua equipe, docentes de Instituições de Ensino Superior. O curso surgiu com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica e prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas. O curso, atualmente com carga horária de 72 horas, engloba 50 horas de aulas presenciais envolvendo teoria e prática; 10 horas para atividades extraclasse incluindo a realização de observações astronômicas, a leitura de artigos científicos com elaboração de resumos, assistir a sessões de vídeoaulas com sínteses e relatos; 12 horas para o desenvolvimento e aplicação de um plano de ensino que contemple a inserção da Astronomia, na disciplina de Ciências, em sala de aula, com a elaboração de um relatório fundamentando, descrevendo e avaliando essa experiência didática. Até junho de 2018, completaram o curso 1587 professores, em sua maior parte atuantes no Ensino Fundamental, dentre os quais se originaram os autores dos textos referentes às 21 comunicações orais publicadas nestas atas. Tais trabalhos retratam práticas pedagógicas e reflexões associadas aos planos de ensino formulados e aplicados durante o curso formativo, buscando aperfeiçoar ações didáticas e tornar efetiva a abordagem dos conteúdos de Astronomia na escola. A Comissão Organizadora expressa agradecimentos a todos os que colaboraram para a concretização do III SERIA, em especial à Comissão Científica, aos autores dos trabalhos, às Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Missal, Santa Helena; à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas envolvidas neste evento e aos participantes deste simpósio.
id UNIL_414045c53eed90819eec2413b6db63ca
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4994
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da AstronomiaAtas do SERIAPrática pedagógica – Eventos.Astronomia – Formação de professsoresO Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) foi proposto com o intuito de propiciar um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. O III SERIA é uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A organização do III SERIA possui relação direta com o curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem da Astronomia: Formação de Educadores”, proposto em 2010 pelo Polo Astronômico, com o apoio da UNIOESTE, no período de 2011 a 2016. A partir de 2017 ocorreu a parceria com a UNILA, incluindo também, em sua equipe, docentes de Instituições de Ensino Superior. O curso surgiu com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica e prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas. O curso, atualmente com carga horária de 72 horas, engloba 50 horas de aulas presenciais envolvendo teoria e prática; 10 horas para atividades extraclasse incluindo a realização de observações astronômicas, a leitura de artigos científicos com elaboração de resumos, assistir a sessões de vídeoaulas com sínteses e relatos; 12 horas para o desenvolvimento e aplicação de um plano de ensino que contemple a inserção da Astronomia, na disciplina de Ciências, em sala de aula, com a elaboração de um relatório fundamentando, descrevendo e avaliando essa experiência didática. Até junho de 2018, completaram o curso 1587 professores, em sua maior parte atuantes no Ensino Fundamental, dentre os quais se originaram os autores dos textos referentes às 21 comunicações orais publicadas nestas atas. Tais trabalhos retratam práticas pedagógicas e reflexões associadas aos planos de ensino formulados e aplicados durante o curso formativo, buscando aperfeiçoar ações didáticas e tornar efetiva a abordagem dos conteúdos de Astronomia na escola. A Comissão Organizadora expressa agradecimentos a todos os que colaboraram para a concretização do III SERIA, em especial à Comissão Científica, aos autores dos trabalhos, às Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Missal, Santa Helena; à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas envolvidas neste evento e aos participantes deste simpósio.O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) , em sua terceira edição, propõe um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. É uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica-prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas.Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2018-12info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Maria [Org.]reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:10Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4994Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:10Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
title Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
spellingShingle Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
Pereira, Ana Maria [Org.]
Atas do SERIA
Prática pedagógica – Eventos.
Astronomia – Formação de professsores
title_short Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
title_full Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
title_fullStr Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
title_full_unstemmed Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
title_sort Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
author Pereira, Ana Maria [Org.]
author_facet Pereira, Ana Maria [Org.]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Maria [Org.]
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Prática pedagógica – Eventos.
Astronomia – Formação de professsores
topic Atas do SERIA
Prática pedagógica – Eventos.
Astronomia – Formação de professsores
description O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) foi proposto com o intuito de propiciar um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. O III SERIA é uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A organização do III SERIA possui relação direta com o curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem da Astronomia: Formação de Educadores”, proposto em 2010 pelo Polo Astronômico, com o apoio da UNIOESTE, no período de 2011 a 2016. A partir de 2017 ocorreu a parceria com a UNILA, incluindo também, em sua equipe, docentes de Instituições de Ensino Superior. O curso surgiu com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica e prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas. O curso, atualmente com carga horária de 72 horas, engloba 50 horas de aulas presenciais envolvendo teoria e prática; 10 horas para atividades extraclasse incluindo a realização de observações astronômicas, a leitura de artigos científicos com elaboração de resumos, assistir a sessões de vídeoaulas com sínteses e relatos; 12 horas para o desenvolvimento e aplicação de um plano de ensino que contemple a inserção da Astronomia, na disciplina de Ciências, em sala de aula, com a elaboração de um relatório fundamentando, descrevendo e avaliando essa experiência didática. Até junho de 2018, completaram o curso 1587 professores, em sua maior parte atuantes no Ensino Fundamental, dentre os quais se originaram os autores dos textos referentes às 21 comunicações orais publicadas nestas atas. Tais trabalhos retratam práticas pedagógicas e reflexões associadas aos planos de ensino formulados e aplicados durante o curso formativo, buscando aperfeiçoar ações didáticas e tornar efetiva a abordagem dos conteúdos de Astronomia na escola. A Comissão Organizadora expressa agradecimentos a todos os que colaboraram para a concretização do III SERIA, em especial à Comissão Científica, aos autores dos trabalhos, às Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Missal, Santa Helena; à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas envolvidas neste evento e aos participantes deste simpósio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2357-8351
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4994
identifier_str_mv 2357-8351
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266221432832