Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beckers, Iohanna Elizabeth
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caten, Claudia Maria Ten, Dahmer, Adriane, Strieder, Izabel Paulina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5020
Resumo: Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)
id UNIL_cfc70db0dc5bdc5c3fee200afe46ed84
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5020
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Beckers, Iohanna ElizabethCaten, Claudia Maria TenDahmer, AdrianeStrieder, Izabel Paulina2019-06-03T18:19:44Z2019-06-03T18:19:44Z2018-08ISSN: 2357-8351http://dspace.unila.edu.br/123456789/5020Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)Submitted by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2019-06-03T18:19:44Z No. of bitstreams: 1 SERIA_67-70.pdf: 68664 bytes, checksum: 025b68e672726f14cdbf52195fe2a4ea (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-03T18:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERIA_67-70.pdf: 68664 bytes, checksum: 025b68e672726f14cdbf52195fe2a4ea (MD5) Previous issue date: 2018-08porAtas do SERIAEducação InfantilAstronomia na EducaçãoEnsinoDia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Evento.pngCapa Evento.pngimage/png372638http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/3/Capa+Evento.pngac8696970f11c138799dd36878822776MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8278http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/2/license.txt3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379MD52ORIGINALSERIA_67-70.pdfSERIA_67-70.pdftrabalho publicado em eventoapplication/pdf68664http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/1/SERIA_67-70.pdf025b68e672726f14cdbf52195fe2a4eaMD51123456789/50202019-06-03 15:54:03.784oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5020PHA+VG9kb3Mgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBkZXNzYSBjb2xlw6fDo28gcG9kZW0gc2VyIGFjZXNzYWRvcywgcG9yw6ltLCBtYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBkb3MgYXV0b3JlcyBwZWxhIGNpdGHDp8OjbyBkYSBvcmlnZW0uPC9wPg0KPGRkPjxzcGFuIHN0eWxlPSJmb250LXNpemU6MTZweDsiPjxhIGhyZWY9Imh0dHBzOi8vY3JlYXRpdmVjb21tb25zLm9yZy9saWNlbnNlcy9ieS8zLjAvYnIvIj5DcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIExpY2Vuw6dhIDMuMCBVbnBvcnRlZDwvYT48L3NwYW4+PC9kZD4=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-06-03T18:54:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
title Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
spellingShingle Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
Beckers, Iohanna Elizabeth
Atas do SERIA
Educação Infantil
Astronomia na Educação
Ensino
title_short Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
title_full Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
title_fullStr Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
title_full_unstemmed Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
title_sort Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
author Beckers, Iohanna Elizabeth
author_facet Beckers, Iohanna Elizabeth
Caten, Claudia Maria Ten
Dahmer, Adriane
Strieder, Izabel Paulina
author_role author
author2 Caten, Claudia Maria Ten
Dahmer, Adriane
Strieder, Izabel Paulina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beckers, Iohanna Elizabeth
Caten, Claudia Maria Ten
Dahmer, Adriane
Strieder, Izabel Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Educação Infantil
Astronomia na Educação
Ensino
topic Atas do SERIA
Educação Infantil
Astronomia na Educação
Ensino
description Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-03T18:19:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-03T18:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5020
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv ISSN: 2357-8351
identifier_str_mv ISSN: 2357-8351
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/3/Capa+Evento.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/2/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5020/1/SERIA_67-70.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac8696970f11c138799dd36878822776
3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379
025b68e672726f14cdbf52195fe2a4ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227561594388480