Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763 |
Resumo: | Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina. |
id |
UNIL_4eaf6d84730f5c2ec310bc8b3d48abcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6763 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino MédioNovo Ensino MédioBase Nacional Comum CurricularReforma EducacionalSindicatos de professoresArtigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.A implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC são duas mudanças resultantes de um mesmo processo de ampliação de políticas neoliberais no campo educacional em curso atualmente, porém, este ainda é um campo em disputa. Há amplos debates entre os profissionais de educação que acompanham e questionam este processo, apontando, continuamente, os erros e as consequências futuras para o desmonte da educação pública no país. O objetivo da pesquisa é investigar o posicionamento das entidades representativas dos profissionais de educação, com foco no estado do Rio de Janeiro, incluindo ainda as principais entidades nacionais. Assim, a investigação se faz por meio do levantamento de manifestos, notas e registros da promoção de debates em formação continuada, publicados e realizados com o intuito de se posicionarem e colocarem em pauta a execução da reforma educacional. Os agentes envolvidos na implementação se situam em diversos campos, favoráveis ou não a ela. Essa pesquisa busca apresentar e analisar parte destas discussões, de modo que sejam melhor observados os processos envolvidos em tal etapa de materialização do currículo no dia a dia das escolas.OrientaçãoAlparone, Rafaella BarbosaFranzi, JulianaFiorotti, Cíntia2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6763Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
title |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
spellingShingle |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio Alparone, Rafaella Barbosa Novo Ensino Médio Base Nacional Comum Curricular Reforma Educacional Sindicatos de professores |
title_short |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
title_full |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
title_fullStr |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
title_sort |
Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio |
author |
Alparone, Rafaella Barbosa |
author_facet |
Alparone, Rafaella Barbosa Franzi, Juliana Fiorotti, Cíntia |
author_role |
author |
author2 |
Franzi, Juliana Fiorotti, Cíntia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alparone, Rafaella Barbosa Franzi, Juliana Fiorotti, Cíntia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novo Ensino Médio Base Nacional Comum Curricular Reforma Educacional Sindicatos de professores |
topic |
Novo Ensino Médio Base Nacional Comum Curricular Reforma Educacional Sindicatos de professores |
description |
Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285240038490112 |