Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alparone, Rafaella Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Franzi, Juliana, Fiorotti, Cíntia
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763
Resumo: Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.
id UNIL_4eaf6d84730f5c2ec310bc8b3d48abcd
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6763
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino MédioNovo Ensino MédioBase Nacional Comum CurricularReforma EducacionalSindicatos de professoresArtigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.A implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC são duas mudanças resultantes de um mesmo processo de ampliação de políticas neoliberais no campo educacional em curso atualmente, porém, este ainda é um campo em disputa. Há amplos debates entre os profissionais de educação que acompanham e questionam este processo, apontando, continuamente, os erros e as consequências futuras para o desmonte da educação pública no país. O objetivo da pesquisa é investigar o posicionamento das entidades representativas dos profissionais de educação, com foco no estado do Rio de Janeiro, incluindo ainda as principais entidades nacionais. Assim, a investigação se faz por meio do levantamento de manifestos, notas e registros da promoção de debates em formação continuada, publicados e realizados com o intuito de se posicionarem e colocarem em pauta a execução da reforma educacional. Os agentes envolvidos na implementação se situam em diversos campos, favoráveis ou não a ela. Essa pesquisa busca apresentar e analisar parte destas discussões, de modo que sejam melhor observados os processos envolvidos em tal etapa de materialização do currículo no dia a dia das escolas.OrientaçãoAlparone, Rafaella BarbosaFranzi, JulianaFiorotti, Cíntia2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6763Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
title Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
spellingShingle Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
Alparone, Rafaella Barbosa
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Reforma Educacional
Sindicatos de professores
title_short Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
title_full Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
title_fullStr Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
title_full_unstemmed Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
title_sort Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
author Alparone, Rafaella Barbosa
author_facet Alparone, Rafaella Barbosa
Franzi, Juliana
Fiorotti, Cíntia
author_role author
author2 Franzi, Juliana
Fiorotti, Cíntia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Alparone, Rafaella Barbosa
Franzi, Juliana
Fiorotti, Cíntia
dc.subject.por.fl_str_mv Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Reforma Educacional
Sindicatos de professores
topic Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Reforma Educacional
Sindicatos de professores
description Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285240038490112