A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384 |
Resumo: | Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
id |
UNIL_570c9a45ef33ec8b0bbe060297fb8cf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5384 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do IguaçuEnsino de HistóriaEducação - anos iniciaisEducação - Formação continuadaTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaOs anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em sua formação inicial apenas disciplinas básicas de cada matéria. Dentro dos estudos das formações iniciais e continuadas, utilizaram-se teóricos que abordam a construção da identidade do professor, o saber que ensina, novas práticas de ensino e a aprendizagem histórica. O presente trabalho buscou analisar, por meio de questionários aplicados à professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Foz do Iguaçu, temas referente ao ensino da disciplina de história. Estes questionários foram entregues durante um projeto de extensão da UNILA, e tratou de investigar desde o contato com as metodologias do ensino de História durante a formação até a sua importância para a sua prática em sala de aula. A pesquisa demonstrou o grau de dificuldades dos professores em trabalhar com o ensino de História e evidenciou indicativos teóricos e metodológicos que necessitam ser abordados em cursos de formações continuada.Los años iniciales de la educación, 1o à 4o de la educación primaria, requieren profesores con múltiples conocimientos. Dificílmente estos docentes se espezializaron en todas esas áreas del conocimiento, teniendo normalmente,en su formación inicial, apenas disciplinas básicas de cada matéria. Dentro de los estudios de las formaciones iniciales e continuadas, se utilizaron teóricos que abordan la construcción de la identidade del professor, el saber de lo que se enseña, nuevas prácticas de enseñanza y aprendizaje histórica. Con presente trabajo busco analizar, por médio de cuestionarios a los profesores de los años iniciales de enseñanza fundamental del município de Foz Do Iguaçu, temas referentes a la enseñanza de la disciplina de historia. Estos cuestionarios fueron entregados durante um proyecto de extensión de la UNILA, e trato de investigar desde el contacto con las metodologias de la enseñanza de história durante la formación hasta la importancia de su práctica en la sala de clase. De esta forma, la investigación desmostró el grado de dificultades del profesor en trabajar con la enseñanza de história e evidenció indicativos teóricos e metodológicos que necesitan ser abordados en cursos de formaciones continuadasSanches, Tiago CostaSilva, Mayara Sobral2019-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:52Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5384Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
title |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
spellingShingle |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu Silva, Mayara Sobral Ensino de História Educação - anos iniciais Educação - Formação continuada |
title_short |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
title_full |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
title_sort |
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu |
author |
Silva, Mayara Sobral |
author_facet |
Silva, Mayara Sobral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Tiago Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mayara Sobral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Educação - anos iniciais Educação - Formação continuada |
topic |
Ensino de História Educação - anos iniciais Educação - Formação continuada |
description |
Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285255045709824 |