A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Sobral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384
Resumo: Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
id UNIL_570c9a45ef33ec8b0bbe060297fb8cf1
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5384
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do IguaçuEnsino de HistóriaEducação - anos iniciaisEducação - Formação continuadaTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaOs anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em sua formação inicial apenas disciplinas básicas de cada matéria. Dentro dos estudos das formações iniciais e continuadas, utilizaram-se teóricos que abordam a construção da identidade do professor, o saber que ensina, novas práticas de ensino e a aprendizagem histórica. O presente trabalho buscou analisar, por meio de questionários aplicados à professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Foz do Iguaçu, temas referente ao ensino da disciplina de história. Estes questionários foram entregues durante um projeto de extensão da UNILA, e tratou de investigar desde o contato com as metodologias do ensino de História durante a formação até a sua importância para a sua prática em sala de aula. A pesquisa demonstrou o grau de dificuldades dos professores em trabalhar com o ensino de História e evidenciou indicativos teóricos e metodológicos que necessitam ser abordados em cursos de formações continuada.Los años iniciales de la educación, 1o à 4o de la educación primaria, requieren profesores con múltiples conocimientos. Dificílmente estos docentes se espezializaron en todas esas áreas del conocimiento, teniendo normalmente,en su formación inicial, apenas disciplinas básicas de cada matéria. Dentro de los estudios de las formaciones iniciales e continuadas, se utilizaron teóricos que abordan la construcción de la identidade del professor, el saber de lo que se enseña, nuevas prácticas de enseñanza y aprendizaje histórica. Con presente trabajo busco analizar, por médio de cuestionarios a los profesores de los años iniciales de enseñanza fundamental del município de Foz Do Iguaçu, temas referentes a la enseñanza de la disciplina de historia. Estos cuestionarios fueron entregados durante um proyecto de extensión de la UNILA, e trato de investigar desde el contacto con las metodologias de la enseñanza de história durante la formación hasta la importancia de su práctica en la sala de clase. De esta forma, la investigación desmostró el grado de dificultades del profesor en trabajar con la enseñanza de história e evidenció indicativos teóricos e metodológicos que necesitan ser abordados en cursos de formaciones continuadasSanches, Tiago CostaSilva, Mayara Sobral2019-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:52Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5384Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
title A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
spellingShingle A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
Silva, Mayara Sobral
Ensino de História
Educação - anos iniciais
Educação - Formação continuada
title_short A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
title_full A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
title_fullStr A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
title_sort A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
author Silva, Mayara Sobral
author_facet Silva, Mayara Sobral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Tiago Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayara Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Educação - anos iniciais
Educação - Formação continuada
topic Ensino de História
Educação - anos iniciais
Educação - Formação continuada
description Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384
identifier_str_mv SILVA, Mayara Sobral. A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285255045709824