O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556 |
Resumo: | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
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O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do IguaçuEnsino-aprendizagemCurrículo (Curso de História)EducaçãoArtigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Este trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu e do Currículo Básico da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, seus pontos convergentes e divergentes. O campo de pesquisa será o Currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Sua delimitação será a área de história, do primeiro ao quinto ano, fazendo um paralelo com os planejamentos de história elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Na revisão de literatura, as pesquisas de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 e 2011) e Sanches (2016), embasam sobre o processo ensino-aprendizagem de história e sua aplicabilidade a partir da definição dos objetivos do currículo (Rüsen, 2006, p.14); as recomendações, orientações didáticas e expectativas de aprendizagem (Aranguren Rincón, 2002, p.260); as orientações curriculares como um determinado conhecimento escolar, um tipo especial de saber,a História como matéria de ensino, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabalha a expressão dos conceitos de Sociedade, Trabalho e História, e Schmidt (2009, p.11) trabalha o conceito de cultura escolar, sobre a qual o currículo é construído; a reflexão acerca da função docente historicamente construída, assim como alunos (crianças e jovens) como construções históricas e a a conversão do saber acadêmico em conhecimento escolar legítimo, através de “textos visíveis do código disciplinar” (Schmidt, 2011, p.78). Assim, o presente trabalho se justifica devido à necessidade de pesquisa sobre o currículo de história da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu em paralelo com o planejamento da área, elencando pontos comuns e distintos e quais aspectos da cultura histórica e escolar alicerçam estes documentos norteadores.Este documento, "El plan de estudios de historia en los primeros años de la escuela primaria Foz do Iguaçu" tiene como objetivo general: identificar, a partir de la lectura de la planificación de la historia de la Red de enseñanza municipal de Foz do Iguaçu y el plan de estudios básico de la Asociación de Municipios del oeste de Paraná, sus puntos convergentes y divergentes. El campo de investigación será el Currículo de la Asociación de Municipios del Oeste de Paraná. Su delimitación será el área de historia, desde el primero hasta el quinto año, haciendo un paralelo con los planes de historia elaborados por la Secretaría Municipal de Educación de Foz do Iguaçu. En la revisión de la literatura, la investigación de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 y 2011) y Sanches (2016) apoyan el proceso de enseñanza- aprendizaje de la historia y su aplicabilidad basada en definición de objetivos curriculares (Rüsen, 2006, p.14); las recomendaciones, pautas didácticas y expectativas de aprendizage (Aranguren Rincón, 2002, p.260); Orientaciones curriculares como cierto conocimiento escolar, un tipo especial de conocimiento, Historia como asignatura de enseñanza, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabaja la expresión de los conceptos de Sociedad, Trabajo y History, y Schmidt (2009, p.11) trabaja el concepto de cultura escolar, sobre el cual se basa el currículo; la reflexión sobre la función de enseñanza construida históricamente, así como a los estudiantes (niños y jóvenes) como construcciones históricas, y la conversión del conocimiento académico en conocimiento escolar legítimo, a través de "textos visibles del código disciplinario" (Schmidt, 2011, p.78). Por lo tanto, el presente trabajo se justifica debido a la necesidad de investigar el currículo de historia del sistema escolar municipal de Foz do Iguaçu en paralelo con la planificación del área, enumerando puntos comunes y distintos y qué aspectos de la cultura histórica y escolar subyacen a estos documentos. guiandoSanches, Tiago CostaOliveira, Carmo Bráz de2019-12-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Carmo Bráz de. O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2019. 27 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5556Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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