O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carmo Bráz de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556
Resumo: Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
id UNIL_59cf06c53f9bd105cfb50c006e9569ba
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5556
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do IguaçuEnsino-aprendizagemCurrículo (Curso de História)EducaçãoArtigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Este trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu e do Currículo Básico da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, seus pontos convergentes e divergentes. O campo de pesquisa será o Currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Sua delimitação será a área de história, do primeiro ao quinto ano, fazendo um paralelo com os planejamentos de história elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Na revisão de literatura, as pesquisas de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 e 2011) e Sanches (2016), embasam sobre o processo ensino-aprendizagem de história e sua aplicabilidade a partir da definição dos objetivos do currículo (Rüsen, 2006, p.14); as recomendações, orientações didáticas e expectativas de aprendizagem (Aranguren Rincón, 2002, p.260); as orientações curriculares como um determinado conhecimento escolar, um tipo especial de saber,a História como matéria de ensino, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabalha a expressão dos conceitos de Sociedade, Trabalho e História, e Schmidt (2009, p.11) trabalha o conceito de cultura escolar, sobre a qual o currículo é construído; a reflexão acerca da função docente historicamente construída, assim como alunos (crianças e jovens) como construções históricas e a a conversão do saber acadêmico em conhecimento escolar legítimo, através de “textos visíveis do código disciplinar” (Schmidt, 2011, p.78). Assim, o presente trabalho se justifica devido à necessidade de pesquisa sobre o currículo de história da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu em paralelo com o planejamento da área, elencando pontos comuns e distintos e quais aspectos da cultura histórica e escolar alicerçam estes documentos norteadores.Este documento, "El plan de estudios de historia en los primeros años de la escuela primaria Foz do Iguaçu" tiene como objetivo general: identificar, a partir de la lectura de la planificación de la historia de la Red de enseñanza municipal de Foz do Iguaçu y el plan de estudios básico de la Asociación de Municipios del oeste de Paraná, sus puntos convergentes y divergentes. El campo de investigación será el Currículo de la Asociación de Municipios del Oeste de Paraná. Su delimitación será el área de historia, desde el primero hasta el quinto año, haciendo un paralelo con los planes de historia elaborados por la Secretaría Municipal de Educación de Foz do Iguaçu. En la revisión de la literatura, la investigación de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 y 2011) y Sanches (2016) apoyan el proceso de enseñanza- aprendizaje de la historia y su aplicabilidad basada en definición de objetivos curriculares (Rüsen, 2006, p.14); las recomendaciones, pautas didácticas y expectativas de aprendizage (Aranguren Rincón, 2002, p.260); Orientaciones curriculares como cierto conocimiento escolar, un tipo especial de conocimiento, Historia como asignatura de enseñanza, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabaja la expresión de los conceptos de Sociedad, Trabajo y History, y Schmidt (2009, p.11) trabaja el concepto de cultura escolar, sobre el cual se basa el currículo; la reflexión sobre la función de enseñanza construida históricamente, así como a los estudiantes (niños y jóvenes) como construcciones históricas, y la conversión del conocimiento académico en conocimiento escolar legítimo, a través de "textos visibles del código disciplinario" (Schmidt, 2011, p.78). Por lo tanto, el presente trabajo se justifica debido a la necesidad de investigar el currículo de historia del sistema escolar municipal de Foz do Iguaçu en paralelo con la planificación del área, enumerando puntos comunes y distintos y qué aspectos de la cultura histórica y escolar subyacen a estos documentos. guiandoSanches, Tiago CostaOliveira, Carmo Bráz de2019-12-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Carmo Bráz de. O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2019. 27 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5556Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
title O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
spellingShingle O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
Oliveira, Carmo Bráz de
Ensino-aprendizagem
Currículo (Curso de História)
Educação
title_short O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
title_full O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
title_fullStr O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
title_sort O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
author Oliveira, Carmo Bráz de
author_facet Oliveira, Carmo Bráz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Tiago Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carmo Bráz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Currículo (Curso de História)
Educação
topic Ensino-aprendizagem
Currículo (Curso de História)
Educação
description Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carmo Bráz de. O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2019. 27 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carmo Bráz de. O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2019. 27 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233574019072