A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Larissa Joice Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Roberto Martins de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_5d665eb41e8b6d9e1a40a0dde20efd13
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2530
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente resumo pretende relatar e refletir sobre a estratégia pedagógica e curricular para conhecer e incorporar o cotidiano do mundo do trabalho de pescadores e pescadoras artesanais no planejamento das aulas do ensino médio na área de conhecimento de Ciências Humanas I do Colégio Estadual do Campo de Barra do Superagui, tendo como referência a observação do cotidiano e sua interação com os conteúdos estruturantes consoante a Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Norte (SEED, 2009). Nossa inserção somente foi viabilizada pela realização do Programa de Iniciação à Docência – PIBID - Subprojeto de Ciências Sociais/IFPR. O objetivo da proposta deste Subprojeto é a formação inicial de estudantes de graduação na Licenciatura de Ciências Sociais na construção de propostas para o ensino médio na Área de Ciências Humanas I (Sociologia e Filosofia), utilizando a concepção da Educação do Campo, uma vez que os sujeitos a que se destina a proposta se tratam de comunidades tradicionais de pescadores e pescadoras artesanais2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Larissa Joice SilvaSouza, Roberto Martins dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2530Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
title A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
spellingShingle A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
Teles, Larissa Joice Silva
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
title_short A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
title_full A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
title_fullStr A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
title_full_unstemmed A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
title_sort A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
author Teles, Larissa Joice Silva
author_facet Teles, Larissa Joice Silva
Souza, Roberto Martins de
author_role author
author2 Souza, Roberto Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Larissa Joice Silva
Souza, Roberto Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
topic Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258940121088