A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_5d665eb41e8b6d9e1a40a0dde20efd13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2530 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente resumo pretende relatar e refletir sobre a estratégia pedagógica e curricular para conhecer e incorporar o cotidiano do mundo do trabalho de pescadores e pescadoras artesanais no planejamento das aulas do ensino médio na área de conhecimento de Ciências Humanas I do Colégio Estadual do Campo de Barra do Superagui, tendo como referência a observação do cotidiano e sua interação com os conteúdos estruturantes consoante a Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Norte (SEED, 2009). Nossa inserção somente foi viabilizada pela realização do Programa de Iniciação à Docência – PIBID - Subprojeto de Ciências Sociais/IFPR. O objetivo da proposta deste Subprojeto é a formação inicial de estudantes de graduação na Licenciatura de Ciências Sociais na construção de propostas para o ensino médio na Área de Ciências Humanas I (Sociologia e Filosofia), utilizando a concepção da Educação do Campo, uma vez que os sujeitos a que se destina a proposta se tratam de comunidades tradicionais de pescadores e pescadoras artesanais2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Larissa Joice SilvaSouza, Roberto Martins dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2530Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
title |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
spellingShingle |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo Teles, Larissa Joice Silva Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
title_short |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
title_full |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
title_fullStr |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
title_full_unstemmed |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
title_sort |
A construção da proposta de educação do campo na escola da ilha de superagui: o cotidiano dos pescadores artesanais como principio educativo |
author |
Teles, Larissa Joice Silva |
author_facet |
Teles, Larissa Joice Silva Souza, Roberto Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Roberto Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Larissa Joice Silva Souza, Roberto Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
topic |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285258940121088 |