Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7742 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_60daa764023f3fe693d58a841bc431a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7742 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILAavaliação da aprendizagem; educação superior; formação docenteTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é elucidar por meio dos relatos estudantis algumas experiências avaliativas praticadas por docentes universitários e sua influência no processo de ensino aprendizagem do (da) discente. Resgatando no primeiro momento uma análise bibliográfica buscando compreender sob a ótica de diversos pesquisadores as perspectivas sobre as práticas avaliativas, suas possibilidades e limitações no processo de aprendizagem estudantil. Partindo do pensamento do exercício docente e o processo de ensino aprendizagem dos (das) discentes, houve uma breve investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia de pesquisa e amostragem nomeada de “bola de neve”, por intermédio de um formulário com 16 estudantes de cursos de Licenciaturas da UNILA sobre suas experiências avaliativas e como isso interfere no seu processo de aprendizagem para a formação. Os resultados demonstraram a insatisfação e o sentimento de impotência por parte dos discentes em relação a algumas experiências avaliativas, os fazendo repensar por exemplo em prosseguir ou não a Graduação. Por outro lado, a motivação promovida por outros docentes os permitiram enxergar melhor suas qualidades e potencialidades, sendo uma medida positiva e influenciadora no seu processo de formação.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Vitória de Sousareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:17Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7742Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:17Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
title |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
spellingShingle |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA Calado, Vitória de Sousa avaliação da aprendizagem; educação superior; formação docente |
title_short |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
title_full |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
title_fullStr |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
title_full_unstemmed |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
title_sort |
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA |
author |
Calado, Vitória de Sousa |
author_facet |
Calado, Vitória de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Vitória de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação da aprendizagem; educação superior; formação docente |
topic |
avaliação da aprendizagem; educação superior; formação docente |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7742 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249264910337 |