Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arns, Robson Augusto de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5365
Resumo: Trabalho realizado sob orientação do professor Clécio Ferreira Mendes, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana.
id UNIL_692ec1414bc495c3e82705c33a2c4588
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5365
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação RevolucionáriaEdcuação - sala de aulaPedagogia Histórico-CríticaEducação RevolucionáriaTrabalho realizado sob orientação do professor Clécio Ferreira Mendes, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana.O presente artigo visa descrever e fundamentar, na teoria, uma atividade prática feita em sala de aula durante o primeiro semestre do ano de 2019, na matéria de Estágio II, no curso de História Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americano. Tal atividade encontra seus fundamentos teóricos na Pedagogia Histórico-Crítica, iniciada por Dermeval Saviani, proposta que defende o carácter revolucionário da educação. Dita teoria foi levada ao âmbito da didática por João Luiz Gasparin. Em síntese, nosso artigo pretende explicar e fundamentar a atividade „aula-oficina‟, na linha da teoria e didática da Pedagogia Histórico-Crítica.Este artículo tiene como objetivo describir y sustanciar, en teoría, una actividad práctica realizada en el aula durante el primer semestre de 2019, en la asignatura de Etapa II, en el curso de Historia de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana. Dicha actividad encuentra sus fundamentos teóricos en la Pedagogía Histórico-Crítica, iniciada por Dermeval Saviani, una propuesta que defiende el carácter revolucionario de la educación. Esta teoría fue llevada al ámbito de la didáctica por João Luiz Gasparin. En resumen, nuestro artículo tiene como objetivo explicar y justificar la actividad "taller de clase", en línea con la teoría y la didáctica de la pedagogía histórico-críticaCristi, Miguel Antonio AhumadaArns, Robson Augusto de Souza2019-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfARNS, Robson Augusto de Souza. Pedagogia Histórico-crítica e auda oficina como proposta prática de Educação revolucionária. 2019. 35 p. Artigo de conclusão de curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:59Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5365Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:59Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
title Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
spellingShingle Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
Arns, Robson Augusto de Souza
Edcuação - sala de aula
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Revolucionária
title_short Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
title_full Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
title_fullStr Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
title_full_unstemmed Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
title_sort Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
author Arns, Robson Augusto de Souza
author_facet Arns, Robson Augusto de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristi, Miguel Antonio Ahumada
dc.contributor.author.fl_str_mv Arns, Robson Augusto de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Edcuação - sala de aula
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Revolucionária
topic Edcuação - sala de aula
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Revolucionária
description Trabalho realizado sob orientação do professor Clécio Ferreira Mendes, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARNS, Robson Augusto de Souza. Pedagogia Histórico-crítica e auda oficina como proposta prática de Educação revolucionária. 2019. 35 p. Artigo de conclusão de curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5365
identifier_str_mv ARNS, Robson Augusto de Souza. Pedagogia Histórico-crítica e auda oficina como proposta prática de Educação revolucionária. 2019. 35 p. Artigo de conclusão de curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285256999206912