Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aline da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5589
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em História– América Latina. Orientador: Prof. Dr.Clovis Antonio Brighenti.
id UNIL_6b2bbd248391293565d947ceea4d0b59
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5589
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)Representação dos Povos Indígenas nos livros didáticos de História (2010-2012)Ensino de HistóriaIndígenaLivros didáticosTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em História– América Latina. Orientador: Prof. Dr.Clovis Antonio Brighenti.Este trabalho analisa as representações discursivas sobre os indígenas a partir dos livros didáticos de História, dos anos inicias do ensino fundamental, publicados no período que compreende os anos de 2010 e 2012. Tais livros foram utilizados pelos estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro do Porto Belo em Foz do Iguaçu no segundo semestre de 2017. Tomaremos como premissa temporal e legal, a Lei 11.645 promulgada em março de 2008, que torna obrigatório o Ensino de História das populações Indígenas e Afro-brasileiras na educação básica, das escolas públicas e privadas em todo o território nacional. A partir dos resultados obtidos observamos que mesmo em face da Lei 11.645 certos padrões imagéticos e discursivos ainda repousam sob os clichês construídos ao longo desses cinco séculos fortemente influenciados pela colonização Ibérica sobre o indígena. Utilizaremos como fonte conceitual e teoria as teorias da história indígena, com a contribuição teórica dos trabalhos publicados pela antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e do historiador Edson Silva no que diz respeito a análise das transformações das políticas educacionais no cenário brasileiro. Espera-se que este trabalho contribua à ampliação das discussões acerca dos estudos sobre a temática indígena na construção de uma visão ampla e crítica sobre o tema.Este trabajo analiza las representaciones discursivas de los pueblos indígenas a partir de los libros didácticos de historia, de los años iniciales de secundaria, publicados en el período que comprende los años 2010 y 2012. Tales libros fueron utilizados por los estudiantes de la Escuela Municipal Monteiro Lobato, ubicada en el barrio Porto Belo en la ciudad de Foz do Iguazú en el segundo semestre de 2017. Con este fin, nos basamos en la Ley 11.645 promulgada en marzo de 2008, que hace obligatoria la Enseñanza de Historia de las poblaciones indígenas y afrobrasileñas en las escuelas públicas y privadas de todo el territorio nacional. De los resultados obtenidos observamos que incluso ante la Ley 11.645 ciertas imágenes y patrones discursivos aún descansan bajo los clichés construidos a lo largo de estos cinco siglos fuertemente influenciados por la colonización ibérica sobre los indígenas. Como fuente conceptual y teórica, serán utilizadas las teorías de la historia indígena, con la contribución de los trabajos publicados por la antropóloga Manuela Carneiro da Cunha y del historiador Edson Silva en lo que respecta al análisis de las transformaciones en las políticas educativas en el escenario brasileño. Por lo tanto, se espera que este trabajo contribuya con la expansión de los debates sobre los estudios de la temática indígena en la construcción de una visión amplia y crítica sobre el tema.Brighenti, Clovis AntonioBarbosa, Aline da Silva2019-11-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBARBOSA, Aline da Silva. Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012). 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado (Bacharel em História– América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5589Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
Representação dos Povos Indígenas nos livros didáticos de História (2010-2012)
title Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
spellingShingle Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
Barbosa, Aline da Silva
Ensino de História
Indígena
Livros didáticos
title_short Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
title_full Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
title_fullStr Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
title_full_unstemmed Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
title_sort Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)
author Barbosa, Aline da Silva
author_facet Barbosa, Aline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brighenti, Clovis Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Aline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Indígena
Livros didáticos
topic Ensino de História
Indígena
Livros didáticos
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em História– América Latina. Orientador: Prof. Dr.Clovis Antonio Brighenti.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Aline da Silva. Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012). 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado (Bacharel em História– América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5589
identifier_str_mv BARBOSA, Aline da Silva. Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012). 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado (Bacharel em História– América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237940289536