A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matujacki Júnior, Silvio José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5142
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Profa. Dra. Catarina Costa Fernandes
id UNIL_7181f9f57e6eb21f69d4a9325c4b1517
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5142
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professorEnsino de CiênciasEducação (Aprendizagem significativa)Educação - Ensino FundamentaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Profa. Dra. Catarina Costa FernandesO presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. As aulas de Ciências despertam expectativas e motivam os alunos. As crianças geralmente têm grande interesse para enfrentar desafios e investigar aspectos da natureza. Não há dúvidas de que as atividades práticas experimentais trazem importantes contribuições ao ensino de Ciências, podendo ser empregados com diferentes finalidades, através de diferentes abordagens. É importante que o professor conheça e compreenda essas possibilidades para utilizá-las de acordo com seus objetivos e suas necessidades, e com estratégias que favoreçam a aprendizagem de novos conteúdos, procedimentos e atitudes. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal João Adão da Silva, localizada no município de Foz do Iguaçu, com 1 (uma) turma do 5º ano, com 25 alunos. A Metodologia utilizada adentra-se pela pesquisa qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação. Assim, aplicou-se um projeto intitulado “Fazendo Ciências em sala de aula”. O estudo apontou que é possível sim ensinar Ciências utilizando projetos.The present work brings the aspects of Science in Elementary Education, evidencing the role of interdisciplinarity in the approach to meaningful learning and its application in everyday situations of the students of the 5th year of elementary school. Science classes raise expectations and motivate students. Children often have great interest in facing challenges and investigating aspects of nature. There is no doubt that the practical experimental activities bring important contributions to the teaching of Sciences, being able to be used for different purposes, through different approaches. It is important that the teacher knows and understands these possibilities to use them according to their objectives and their needs, and with strategies that favor the learning of new contents, procedures and attitudes. The research was developed at João Adão da Silva Municipal School, located in the city of Foz do Iguaçu, with 1 (one) 5th grade class, with 25 students. The Methodology used is introduced by the qualitative research, whose method was the action research. So, he applied a project entitled "Making Science in the Classroom". The study pointed out that it is possible to teach science using projectsEste documento presenta los aspectos de la disciplina de la ciencia en la escuela primaria, destacando el papel de la interdisciplinariedad en el enfoque del aprendizaje significativo y su aplicación en situaciones cotidianas de los estudiantes de quinto grado. Las clases de ciencias aumentan las expectativas y motivan a los estudiantes. Los niños a menudo tienen un gran interés en enfrentar los desafíos e investigar aspectos de la naturaleza. No hay duda de que las actividades experimentales prácticas hacen importantes contribuciones a la enseñanza de la ciencia y pueden emplearse para diferentes propósitos a través de diferentes enfoques. Es importante que el maestro sepa y comprenda estas posibilidades para utilizarlas de acuerdo con sus objetivos y necesidades, y con estrategias que favorezcan el aprendizaje de nuevos contenidos, procedimientos y actitudes. La investigación se desarrolló en la Escuela Municipal João Adão da Silva, ubicada en el municipio de Foz do Iguazú, con 1 (una) clase de 5o grado, con 25 alumnos. La metodología utilizada se basa en la investigación cualitativa, cuyo método fue la investigación de acción. Así, se aplicó un proyecto titulado “Haciendo ciencia en el aula”. El estudio señaló que es posible enseñar ciencia utilizando proyectosFernandes, Catarina CostaMatujacki Júnior, Silvio José2019-07-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMATUJACKI JÚNIOR, Silvio José. A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:36:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5142Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:36:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
title A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
spellingShingle A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
Matujacki Júnior, Silvio José
Ensino de Ciências
Educação (Aprendizagem significativa)
Educação - Ensino Fundamenta
title_short A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
title_full A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
title_fullStr A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
title_full_unstemmed A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
title_sort A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
author Matujacki Júnior, Silvio José
author_facet Matujacki Júnior, Silvio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Catarina Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matujacki Júnior, Silvio José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Educação (Aprendizagem significativa)
Educação - Ensino Fundamenta
topic Ensino de Ciências
Educação (Aprendizagem significativa)
Educação - Ensino Fundamenta
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Profa. Dra. Catarina Costa Fernandes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATUJACKI JÚNIOR, Silvio José. A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5142
identifier_str_mv MATUJACKI JÚNIOR, Silvio José. A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285235496058880