A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Renan Antonio Pais de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_7e3bdcddb8146560080f6096f3bc96f1
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7956
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor PrivadoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O texto ora apresentado tem como objetivo problematizar as prescrições da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Educação, sobretudo ao tratar-se da Inteligência Artificial (IA). Para tanto, selecionamos dois documentos intitulados de “Consenso de Beijing: sobre a inteligência artificial e a educação” (2019) e “Computational Thinking, Artificial Intelligence and Education in Latin America” (2022), estes se constituem como fontes primárias para a análise por contribuírem como documentos que tem como proposição apresentar um panorama sobre as ações empreendidas por diferentes países e, especialmente, a orientar políticas e ações para a inserção das IA’s na Educação. A pesquisa, de caráter exploratório, é de tipo documental e bibliográfica e de abordagem qualitativa. Conclui-se que a Unesco tem sido indutora de políticas de educação, disseminando análises que remetem à democratização da Educação, flexibilidade dos processos educativos por meio das IA’s, ancorando-se no conceito de aprendizagem ao longo da vida e incentivando a participação do setor privado na efetivação das mudanças a serem promovidas pela via da digitalização educacional, especialmente incentivando a articulação dos Governos com o setor privado. Por outro lado, desvincula tais indicações e prescrições de uma análise que considere as condições socioeconômicas objetivas em que a educação se realiza.2024-04-26T20:08:49Z2024-04-26T20:08:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956porGodoy, Renan Antonio Pais deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:08Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7956Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:08Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
title A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
spellingShingle A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
Godoy, Renan Antonio Pais de
Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado
title_short A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
title_full A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
title_fullStr A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
title_full_unstemmed A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
title_sort A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
author Godoy, Renan Antonio Pais de
author_facet Godoy, Renan Antonio Pais de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Renan Antonio Pais de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado
topic Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-26T20:08:49Z
2024-04-26T20:08:49Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161899359764480