A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_7e3bdcddb8146560080f6096f3bc96f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7956 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor PrivadoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O texto ora apresentado tem como objetivo problematizar as prescrições da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Educação, sobretudo ao tratar-se da Inteligência Artificial (IA). Para tanto, selecionamos dois documentos intitulados de “Consenso de Beijing: sobre a inteligência artificial e a educação” (2019) e “Computational Thinking, Artificial Intelligence and Education in Latin America” (2022), estes se constituem como fontes primárias para a análise por contribuírem como documentos que tem como proposição apresentar um panorama sobre as ações empreendidas por diferentes países e, especialmente, a orientar políticas e ações para a inserção das IA’s na Educação. A pesquisa, de caráter exploratório, é de tipo documental e bibliográfica e de abordagem qualitativa. Conclui-se que a Unesco tem sido indutora de políticas de educação, disseminando análises que remetem à democratização da Educação, flexibilidade dos processos educativos por meio das IA’s, ancorando-se no conceito de aprendizagem ao longo da vida e incentivando a participação do setor privado na efetivação das mudanças a serem promovidas pela via da digitalização educacional, especialmente incentivando a articulação dos Governos com o setor privado. Por outro lado, desvincula tais indicações e prescrições de uma análise que considere as condições socioeconômicas objetivas em que a educação se realiza.2024-04-26T20:08:49Z2024-04-26T20:08:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956porGodoy, Renan Antonio Pais deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:08Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7956Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:08Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
title |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
spellingShingle |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. Godoy, Renan Antonio Pais de Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado |
title_short |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
title_full |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
title_fullStr |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
title_full_unstemmed |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
title_sort |
A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana. |
author |
Godoy, Renan Antonio Pais de |
author_facet |
Godoy, Renan Antonio Pais de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Renan Antonio Pais de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado |
topic |
Inteligência Artificial; Unesco; Políticas Educacionais; Setor Privado |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-26T20:08:49Z 2024-04-26T20:08:49Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161899359764480 |