Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, Gabriel Ferrão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187
Resumo: Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música
id UNIL_80683cd6c61d8457bcfef3e666c179dc
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1187
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García CaturlaMúsica afrocubanaMusicologiaAnálise musicalMúsica latino-americanaMúsica impressionistaAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e MúsicaEsse artigo trata da abordagem musicológico-analítica da música de concerto latino- americana no século XX, que através das pesquisas da vida e da obra de Alejandro García Caturla (1906-1940) resultou na escolha da sua última obra, Berceuse Campesina (1939), com análises da forma e harmonia da peça. Na pesquisa ficou evidente a importância desse compositor para a cultura cubana, que ao inserir elementos musicais populares na música de concerto criou uma identidade, sendo assim um dos precursores do afrocubanismo. Diante dos materiais obtidos na pesquisa nota-se a relação que a obra tem com a música impressionista do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), com os elementos da música popular cubana bem como a fusão de dois gêneros da cultura cubana, a música campestre (guajiro) e a música criolla (negro). É discutido no artigo a relação da peça com a guajira ou punto cubano comparando-a com canções populares e tradicionais de Cuba na sua rítmica, melodias, harmonia, tensões, motivos e o bajo tumbaBolsista iniciação científica. Agradecemos ao CNPq pela bolsa de iniciação científica concedida.2015-11info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelar, Spartaco Saulo Ferreira deMoreira, Gabriel Ferrãoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:40:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1187Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:40:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
title Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
spellingShingle Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Música afrocubana
Musicologia
Análise musical
Música latino-americana
Música impressionista
title_short Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
title_full Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
title_fullStr Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
title_full_unstemmed Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
title_sort Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
author Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
author_facet Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Moreira, Gabriel Ferrão
author_role author
author2 Moreira, Gabriel Ferrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Moreira, Gabriel Ferrão
dc.subject.por.fl_str_mv Música afrocubana
Musicologia
Análise musical
Música latino-americana
Música impressionista
topic Música afrocubana
Musicologia
Análise musical
Música latino-americana
Música impressionista
description Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264885547008