Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187 |
Resumo: | Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música |
id |
UNIL_80683cd6c61d8457bcfef3e666c179dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1187 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García CaturlaMúsica afrocubanaMusicologiaAnálise musicalMúsica latino-americanaMúsica impressionistaAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e MúsicaEsse artigo trata da abordagem musicológico-analítica da música de concerto latino- americana no século XX, que através das pesquisas da vida e da obra de Alejandro García Caturla (1906-1940) resultou na escolha da sua última obra, Berceuse Campesina (1939), com análises da forma e harmonia da peça. Na pesquisa ficou evidente a importância desse compositor para a cultura cubana, que ao inserir elementos musicais populares na música de concerto criou uma identidade, sendo assim um dos precursores do afrocubanismo. Diante dos materiais obtidos na pesquisa nota-se a relação que a obra tem com a música impressionista do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), com os elementos da música popular cubana bem como a fusão de dois gêneros da cultura cubana, a música campestre (guajiro) e a música criolla (negro). É discutido no artigo a relação da peça com a guajira ou punto cubano comparando-a com canções populares e tradicionais de Cuba na sua rítmica, melodias, harmonia, tensões, motivos e o bajo tumbaBolsista iniciação científica. Agradecemos ao CNPq pela bolsa de iniciação científica concedida.2015-11info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelar, Spartaco Saulo Ferreira deMoreira, Gabriel Ferrãoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:40:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1187Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:40:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
title |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
spellingShingle |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de Música afrocubana Musicologia Análise musical Música latino-americana Música impressionista |
title_short |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
title_full |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
title_fullStr |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
title_full_unstemmed |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
title_sort |
Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla |
author |
Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de |
author_facet |
Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de Moreira, Gabriel Ferrão |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Gabriel Ferrão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de Moreira, Gabriel Ferrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música afrocubana Musicologia Análise musical Música latino-americana Música impressionista |
topic |
Música afrocubana Musicologia Análise musical Música latino-americana Música impressionista |
description |
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285264885547008 |