Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Leslie Luiza Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_89af9b9422f236de765b45d5884dfa70
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4207
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no BrasilHistóriaPropostas curricularesAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”UFPREven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Leslie Luiza PereiraSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4207Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
title Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
spellingShingle Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
Gusmão, Leslie Luiza Pereira
História
Propostas curriculares
title_short Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
title_full Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
title_fullStr Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
title_full_unstemmed Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
title_sort Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
author Gusmão, Leslie Luiza Pereira
author_facet Gusmão, Leslie Luiza Pereira
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
author_role author
author2 Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Leslie Luiza Pereira
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Propostas curriculares
topic História
Propostas curriculares
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207
identifier_str_mv GUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233610719232