Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_89af9b9422f236de765b45d5884dfa70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4207 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no BrasilHistóriaPropostas curricularesAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”UFPREven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Leslie Luiza PereiraSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4207Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
title |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
spellingShingle |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil Gusmão, Leslie Luiza Pereira História Propostas curriculares |
title_short |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
title_full |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
title_fullStr |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
title_sort |
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil |
author |
Gusmão, Leslie Luiza Pereira |
author_facet |
Gusmão, Leslie Luiza Pereira Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão, Leslie Luiza Pereira Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Propostas curriculares |
topic |
História Propostas curriculares |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207 |
identifier_str_mv |
GUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285233610719232 |