O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6592 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_8e9d5e65518460a2a90074efd7896a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6592 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de CasoEstratégias de comunicaçãoEnsino-aprendizagem de línguaTandemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas latino-americanas”. Com base na análise de trechos de duas sessões, pretende-se verificar a funcionalidade do uso reiterado de EsC e observar as possíveis motivações que levaram os aprendizes a empregá-las. Ao configurar-se como um estudo de caso, segue as diretrizes da pesquisa qualitativa, desenvolvendo a análise a partir das dificuldades identificadas na práxis da LE/LA. Nos dados coletados observou-se oito estratégias de comunicação empregadas pelos aprendizes, sendo estas: apelo direto ao interlocutor, apelo indireto ao interlocutor, autorreparo, estrangeirismo, mudança de código, palavra cunhada, recuperação e repetição. Tais EsC estão inseridas em três categorias de estratégias diretas, indiretas e interacionais, com base na taxonomia de EsC apresentada por Dörnyei e Scott (1997). Os resultados obtidos na análise demonstram a presença intrínseca das estratégias de comunicação em diferentes situações comunicativas, o que enriquece as habilidades sociolinguísticas dos aprendizes e contribui no fortalecimento dos princípios do tandem de autonomia, reciprocidade e colaboração.OrientaçãoCerpa P, Jaineth Stefanía2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:35Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6592Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:35Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
title |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
spellingShingle |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso Cerpa P, Jaineth Stefanía Estratégias de comunicação Ensino-aprendizagem de língua Tandem |
title_short |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
title_full |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
title_fullStr |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
title_sort |
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso |
author |
Cerpa P, Jaineth Stefanía |
author_facet |
Cerpa P, Jaineth Stefanía |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerpa P, Jaineth Stefanía |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação Ensino-aprendizagem de língua Tandem |
topic |
Estratégias de comunicação Ensino-aprendizagem de língua Tandem |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6592 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285240024858624 |