Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100006
http://hdl.handle.net/11449/27150
Resumo: O contexto de interação de protótipo teletandem, por meio do aplicativo MSN Messenger, permite o intercâmbio de informação de linguagem em tempo real, pelo uso de voz, texto e imagens (webcam). Foi observado que, por se tratar de um ambiente de troca entre línguas próximas, alguns dos processos de aquisição demonstrados pelos aprendizes se assemelham. No entanto, a língua materna foi o fator de influência para particularidades em relação ao uso de estratégias de comunicação.
id UNSP_6d66196f3ec6d20994f1137d6fc41f71
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27150
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandemCommunication strategies for Portuguese / Spanish learning in-teletandemin-tandemestratégias de comunicaçãointra-interlínguain-tandemstrategies of communicationintra-interlanguageO contexto de interação de protótipo teletandem, por meio do aplicativo MSN Messenger, permite o intercâmbio de informação de linguagem em tempo real, pelo uso de voz, texto e imagens (webcam). Foi observado que, por se tratar de um ambiente de troca entre línguas próximas, alguns dos processos de aquisição demonstrados pelos aprendizes se assemelham. No entanto, a língua materna foi o fator de influência para particularidades em relação ao uso de estratégias de comunicação.The context of interaction of the teletandem prototype, through the applicative MSN Messenger, allows an interchange of information about language in real time, by the use of voice, text and images (webcam). It was observed that, because it is an environment of exchange between related languages, some of the processes of acquisition demonstrated by the learners are similar to each other. However, the mother tongue was the trigger for particularities in the strategies of communication.UNESPUNESPUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-112application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100006Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 1, p. 89-112, 2010.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2715010.1590/S1984-63982010000100006S1984-63982010000100006S1984-63982010000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:16:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27150Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:56.244654Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
Communication strategies for Portuguese / Spanish learning in-teletandem
title Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
spellingShingle Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]
in-tandem
estratégias de comunicação
intra-interlíngua
in-tandem
strategies of communication
intra-interlanguage
title_short Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
title_full Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
title_fullStr Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
title_sort Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem
author Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]
author_facet Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva-Oyama, Andressa Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv in-tandem
estratégias de comunicação
intra-interlíngua
in-tandem
strategies of communication
intra-interlanguage
topic in-tandem
estratégias de comunicação
intra-interlíngua
in-tandem
strategies of communication
intra-interlanguage
description O contexto de interação de protótipo teletandem, por meio do aplicativo MSN Messenger, permite o intercâmbio de informação de linguagem em tempo real, pelo uso de voz, texto e imagens (webcam). Foi observado que, por se tratar de um ambiente de troca entre línguas próximas, alguns dos processos de aquisição demonstrados pelos aprendizes se assemelham. No entanto, a língua materna foi o fator de influência para particularidades em relação ao uso de estratégias de comunicação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:09:13Z
2014-05-20T15:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100006
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 1, p. 89-112, 2010.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/27150
10.1590/S1984-63982010000100006
S1984-63982010000100006
S1984-63982010000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100006
http://hdl.handle.net/11449/27150
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 1, p. 89-112, 2010.
1984-6398
10.1590/S1984-63982010000100006
S1984-63982010000100006
S1984-63982010000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89-112
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128236638437376