Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kevyn de Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892
Resumo: Durante a formação do professor de língua estrangeira, percebe-se uma valorização do saber linguístico, deixando muitas vezes à parte o lado cultural que a língua traz consigo. Nesse sentido, no presente trabalho, objetivamos descrever as atividades realizadas no projeto Tandem no curso de Letras da UFC, que tem como um dos objetivos o intercambio linguístico e cultural de forma cooperativa em contexto bilíngue (português/espanhol). O projeto Tandem funciona como uma metodologia de ensino de língua estrangeira ou segunda língua, em que alunos interessados na aprendizagem ou aquisição de uma nova língua entram em contato direto com nativos da língua de interesse, no nosso caso, nativos hispanofalantes. Aliando o lado linguístico do curso à necessidade de conhecer a cultura de países que possuem a língua espanhola como oficial, o projeto promove encontros presenciais e quinzenais, nos quais são tratados diferentes temáticas. Nos referidos encontros, estudantes das licenciaturas em língua espanhola têm a oportunidade de conhecer novas culturas e demonstrar a sua a estrangeiros hispanofalantes de diversos países convidados a participar, os quais, por sua vez, também têm a oportunidade de praticar a língua portuguesa. Fundamentamos nossa perspectiva teórica em autores como Manso (1998) e Alonso (2012), entre outros que ressaltam a relevância da metodologia para o ensino e aprendizagem de línguas. Sendo um projeto cooperativo, o monitor atua como um facilitador entre ambos os lados interessados, os alunos das licenciaturas em língua espanhola e estrangeiros que desejam conhecer a língua portuguesa e a cultura brasileira, ponderando qual língua deve ser usada em determinado momento e delimitando o tema dos encontros. Trata-se, pois, de uma metodologia que possibilita a autonomia dos participantes, deixando-os livres para tirar suas dúvidas sobre a cultura e língua do outro, além de poderem debater e questionar práticas de outras culturas.
id UFC-7_15c8a62d3a509ce74b1544a9e39e1a7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44892
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngueTandemLíngua espanholaCulturaDurante a formação do professor de língua estrangeira, percebe-se uma valorização do saber linguístico, deixando muitas vezes à parte o lado cultural que a língua traz consigo. Nesse sentido, no presente trabalho, objetivamos descrever as atividades realizadas no projeto Tandem no curso de Letras da UFC, que tem como um dos objetivos o intercambio linguístico e cultural de forma cooperativa em contexto bilíngue (português/espanhol). O projeto Tandem funciona como uma metodologia de ensino de língua estrangeira ou segunda língua, em que alunos interessados na aprendizagem ou aquisição de uma nova língua entram em contato direto com nativos da língua de interesse, no nosso caso, nativos hispanofalantes. Aliando o lado linguístico do curso à necessidade de conhecer a cultura de países que possuem a língua espanhola como oficial, o projeto promove encontros presenciais e quinzenais, nos quais são tratados diferentes temáticas. Nos referidos encontros, estudantes das licenciaturas em língua espanhola têm a oportunidade de conhecer novas culturas e demonstrar a sua a estrangeiros hispanofalantes de diversos países convidados a participar, os quais, por sua vez, também têm a oportunidade de praticar a língua portuguesa. Fundamentamos nossa perspectiva teórica em autores como Manso (1998) e Alonso (2012), entre outros que ressaltam a relevância da metodologia para o ensino e aprendizagem de línguas. Sendo um projeto cooperativo, o monitor atua como um facilitador entre ambos os lados interessados, os alunos das licenciaturas em língua espanhola e estrangeiros que desejam conhecer a língua portuguesa e a cultura brasileira, ponderando qual língua deve ser usada em determinado momento e delimitando o tema dos encontros. Trata-se, pois, de uma metodologia que possibilita a autonomia dos participantes, deixando-os livres para tirar suas dúvidas sobre a cultura e língua do outro, além de poderem debater e questionar práticas de outras culturas.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T17:22:51Z2019-08-20T17:22:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Kevyn de Araújo; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892Silva, Kevyn de AraújoNascimento, Maria Valdênia Falcão doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44892Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:23.603014Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
title Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
spellingShingle Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
Silva, Kevyn de Araújo
Tandem
Língua espanhola
Cultura
title_short Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
title_full Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
title_fullStr Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
title_full_unstemmed Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
title_sort Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue
author Silva, Kevyn de Araújo
author_facet Silva, Kevyn de Araújo
Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
author_role author
author2 Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kevyn de Araújo
Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
dc.subject.por.fl_str_mv Tandem
Língua espanhola
Cultura
topic Tandem
Língua espanhola
Cultura
description Durante a formação do professor de língua estrangeira, percebe-se uma valorização do saber linguístico, deixando muitas vezes à parte o lado cultural que a língua traz consigo. Nesse sentido, no presente trabalho, objetivamos descrever as atividades realizadas no projeto Tandem no curso de Letras da UFC, que tem como um dos objetivos o intercambio linguístico e cultural de forma cooperativa em contexto bilíngue (português/espanhol). O projeto Tandem funciona como uma metodologia de ensino de língua estrangeira ou segunda língua, em que alunos interessados na aprendizagem ou aquisição de uma nova língua entram em contato direto com nativos da língua de interesse, no nosso caso, nativos hispanofalantes. Aliando o lado linguístico do curso à necessidade de conhecer a cultura de países que possuem a língua espanhola como oficial, o projeto promove encontros presenciais e quinzenais, nos quais são tratados diferentes temáticas. Nos referidos encontros, estudantes das licenciaturas em língua espanhola têm a oportunidade de conhecer novas culturas e demonstrar a sua a estrangeiros hispanofalantes de diversos países convidados a participar, os quais, por sua vez, também têm a oportunidade de praticar a língua portuguesa. Fundamentamos nossa perspectiva teórica em autores como Manso (1998) e Alonso (2012), entre outros que ressaltam a relevância da metodologia para o ensino e aprendizagem de línguas. Sendo um projeto cooperativo, o monitor atua como um facilitador entre ambos os lados interessados, os alunos das licenciaturas em língua espanhola e estrangeiros que desejam conhecer a língua portuguesa e a cultura brasileira, ponderando qual língua deve ser usada em determinado momento e delimitando o tema dos encontros. Trata-se, pois, de uma metodologia que possibilita a autonomia dos participantes, deixando-os livres para tirar suas dúvidas sobre a cultura e língua do outro, além de poderem debater e questionar práticas de outras culturas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T17:22:51Z
2019-08-20T17:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kevyn de Araújo; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892
identifier_str_mv SILVA, Kevyn de Araújo; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028947411075072