Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Ananda dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa Junior, José de Oliveira, Pinto, Angela Emilia de Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2888
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_942b6d035be98a210bf9b2156c7fb948
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2888
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Modelagem computacional versus experimentação no ensino de físicaExperimentaçãoTecnologia da Informação e Comunicação - TICsAprendizagem significativaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais de Física versus laboratórios virtuais para o ensino médio. Dessa forma, o grupo do PIBID desenvolveu e aplicou uma oficina para estudantes de graduação do curso de licenciatura em física da nossa instituição, e para professores do ensino médio que atuam na área. A oficina ocorreu durante a Semana Acadêmica do curso. Os resultados mostram que 40% dos participantes sentiu que o conteúdo visto na oficina de modelagem foi mais instrutivo que o de experimentação, e dos 67% dos professores que atuam na rede pública e conhecem a realidade das escolas e do conteúdo disponível da internet, concordaram que a modelagem é uma opção à escassez de conteúdos diferenciados disponíveis na internet. Um professor não optou pela modelagem e dada à sua inexperiência computacionalUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Thaís Ananda dosCosta Junior, José de OliveiraPinto, Angela Emilia de Almeidareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2888Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
title Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
spellingShingle Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
Santos, Thaís Ananda dos
Experimentação
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
Aprendizagem significativa
title_short Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
title_full Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
title_fullStr Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
title_full_unstemmed Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
title_sort Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
author Santos, Thaís Ananda dos
author_facet Santos, Thaís Ananda dos
Costa Junior, José de Oliveira
Pinto, Angela Emilia de Almeida
author_role author
author2 Costa Junior, José de Oliveira
Pinto, Angela Emilia de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Ananda dos
Costa Junior, José de Oliveira
Pinto, Angela Emilia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
Aprendizagem significativa
topic Experimentação
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
Aprendizagem significativa
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2888
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285267453509632