Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brizolla, Francéli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Claudete da Silva Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_98a94856b06119243c01fb985de9e162
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4044
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacionalEducação inclusivaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoÉ assegurado a todo ser humano o direito de acessar a educação e permanecer na mesma. Visando auxiliar no processo da inclusão de pessoas com deficiências na Região da Campanha Gaúcha, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) promove as Tertúlias, que são momentos destinados à discussão e troca de experiências entre professores e gestores de escolas. Em 2017, as Tertúlias estão abordando o tema Desenho Universal na Aprendizagem. A primeira intervenção foi realizada na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Aos participantes, foi entregue um questionário contendo 9 perguntas, a fim de reconhecê-los e estudar a presença das diversas deficiências em suas salas de aula. Após a análise dos questionários, constatou-se que a maioria dos presentes possui alunos com deficiência e já participou de outras formações envolvendo o tema inclusão. Também foi possível perceber que os mesmos se sentem motivados a melhorar seu desempenho e em atender da melhor maneira possível os seus alunos. Com a realização da primeira intervenção das Tertúlias envolvendo o Desenho Universal na Aprendizagem, conclui-se que o diálogo e a reflexão são fundamentais para construir conceitos inovadores de políticas escolares inclusivas, de modo a atender as necessidades de todos os alunos, permitindo-lhes usufruir do seu direito à educaçãoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrizolla, FrancéliMartins, Claudete da Silva Limareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4044Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
title Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
spellingShingle Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
Brizolla, Francéli
Educação inclusiva
title_short Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
title_full Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
title_fullStr Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
title_full_unstemmed Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
title_sort Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
author Brizolla, Francéli
author_facet Brizolla, Francéli
Martins, Claudete da Silva Lima
author_role author
author2 Martins, Claudete da Silva Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brizolla, Francéli
Martins, Claudete da Silva Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
topic Educação inclusiva
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285253639569408