Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_98a94856b06119243c01fb985de9e162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4044 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacionalEducação inclusivaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoÉ assegurado a todo ser humano o direito de acessar a educação e permanecer na mesma. Visando auxiliar no processo da inclusão de pessoas com deficiências na Região da Campanha Gaúcha, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) promove as Tertúlias, que são momentos destinados à discussão e troca de experiências entre professores e gestores de escolas. Em 2017, as Tertúlias estão abordando o tema Desenho Universal na Aprendizagem. A primeira intervenção foi realizada na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Aos participantes, foi entregue um questionário contendo 9 perguntas, a fim de reconhecê-los e estudar a presença das diversas deficiências em suas salas de aula. Após a análise dos questionários, constatou-se que a maioria dos presentes possui alunos com deficiência e já participou de outras formações envolvendo o tema inclusão. Também foi possível perceber que os mesmos se sentem motivados a melhorar seu desempenho e em atender da melhor maneira possível os seus alunos. Com a realização da primeira intervenção das Tertúlias envolvendo o Desenho Universal na Aprendizagem, conclui-se que o diálogo e a reflexão são fundamentais para construir conceitos inovadores de políticas escolares inclusivas, de modo a atender as necessidades de todos os alunos, permitindo-lhes usufruir do seu direito à educaçãoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrizolla, FrancéliMartins, Claudete da Silva Limareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4044Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
title |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
spellingShingle |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional Brizolla, Francéli Educação inclusiva |
title_short |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
title_full |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
title_fullStr |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
title_full_unstemmed |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
title_sort |
Tertúlias Pedagógicas do Pampa: no horizonte da inovação e da inclusão educacional |
author |
Brizolla, Francéli |
author_facet |
Brizolla, Francéli Martins, Claudete da Silva Lima |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Claudete da Silva Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brizolla, Francéli Martins, Claudete da Silva Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva |
topic |
Educação inclusiva |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285253639569408 |