Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ciriane Jane Casagrande da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá, Garcia, Fernanda Albertina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_9e4f8b4800f2b74b5fea3bea65b3dd44
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3912
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolasInclusão de estudantes - deficiênciaEducação inclusivaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoA inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação no sistema regular de ensino tornou-se um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais no Brasil. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica nas escolas regulares, visando à permanência e o sucesso das aprendizagens desses estudantes. Portanto, capacitar os futuros docentes que atuarão em escolas regulares é de suma importância, pois várias pesquisas têm evidenciado que os mesmos sentem-se despreparados para realizar a educação na perspectiva inclusiva conforme Vitaliano (2007); Portelinha e Baseggio (2005); entre outros. O curso de capacitação objetivou oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bolsistas de acessibilidade educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a reflexão sobre as metodologias, recursos e adequações curriculares que a escola pode dispor, para atender os estudantes público-alvo da Educação Especial, propiciando que a pesquisa e a extensão se complementem. As oficinas foram ministradas por docentes da Educação Especial e LIBRAS com carga horária de quarenta horas. Os certificados foram emitidos pelo PROEX aos participantes que obtiveram no mínimo 75% de frequência. Participaram sessenta acadêmicos e bolsistas oriundos de dez cursos de Licenciatura da UFSC. Uma nova edição do curso pelo PROFOR irá ocorrer em outubro de 2017 e há um convite para que o mesmo seja ministrado para todos os Colégios de Aplicação das Universidades Federais do Brasil em 2018, demonstrando sua relevânciaProex/Unila2018-07-30T14:50:08Z2018-07-30T14:50:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912porSilva, Ciriane Jane Casagrande daMachado, Cassia Cilene de Almeida ChaláGarcia, Fernanda Albertinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:49:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3912Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:49:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
title Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
spellingShingle Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
Silva, Ciriane Jane Casagrande da
Inclusão de estudantes - deficiência
Educação inclusiva
title_short Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
title_full Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
title_fullStr Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
title_full_unstemmed Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
title_sort Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
author Silva, Ciriane Jane Casagrande da
author_facet Silva, Ciriane Jane Casagrande da
Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá
Garcia, Fernanda Albertina
author_role author
author2 Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá
Garcia, Fernanda Albertina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ciriane Jane Casagrande da
Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá
Garcia, Fernanda Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão de estudantes - deficiência
Educação inclusiva
topic Inclusão de estudantes - deficiência
Educação inclusiva
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-30T14:50:08Z
2018-07-30T14:50:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161888186138624