Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_9e4f8b4800f2b74b5fea3bea65b3dd44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3912 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolasInclusão de estudantes - deficiênciaEducação inclusivaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoA inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação no sistema regular de ensino tornou-se um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais no Brasil. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica nas escolas regulares, visando à permanência e o sucesso das aprendizagens desses estudantes. Portanto, capacitar os futuros docentes que atuarão em escolas regulares é de suma importância, pois várias pesquisas têm evidenciado que os mesmos sentem-se despreparados para realizar a educação na perspectiva inclusiva conforme Vitaliano (2007); Portelinha e Baseggio (2005); entre outros. O curso de capacitação objetivou oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bolsistas de acessibilidade educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a reflexão sobre as metodologias, recursos e adequações curriculares que a escola pode dispor, para atender os estudantes público-alvo da Educação Especial, propiciando que a pesquisa e a extensão se complementem. As oficinas foram ministradas por docentes da Educação Especial e LIBRAS com carga horária de quarenta horas. Os certificados foram emitidos pelo PROEX aos participantes que obtiveram no mínimo 75% de frequência. Participaram sessenta acadêmicos e bolsistas oriundos de dez cursos de Licenciatura da UFSC. Uma nova edição do curso pelo PROFOR irá ocorrer em outubro de 2017 e há um convite para que o mesmo seja ministrado para todos os Colégios de Aplicação das Universidades Federais do Brasil em 2018, demonstrando sua relevânciaProex/Unila2018-07-30T14:50:08Z2018-07-30T14:50:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912porSilva, Ciriane Jane Casagrande daMachado, Cassia Cilene de Almeida ChaláGarcia, Fernanda Albertinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:49:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3912Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:49:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
title |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
spellingShingle |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas Silva, Ciriane Jane Casagrande da Inclusão de estudantes - deficiência Educação inclusiva |
title_short |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
title_full |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
title_fullStr |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
title_full_unstemmed |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
title_sort |
Curso de capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas |
author |
Silva, Ciriane Jane Casagrande da |
author_facet |
Silva, Ciriane Jane Casagrande da Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá Garcia, Fernanda Albertina |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá Garcia, Fernanda Albertina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ciriane Jane Casagrande da Machado, Cassia Cilene de Almeida Chalá Garcia, Fernanda Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes - deficiência Educação inclusiva |
topic |
Inclusão de estudantes - deficiência Educação inclusiva |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-07-30T14:50:08Z 2018-07-30T14:50:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161888186138624 |