REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395 |
Resumo: | O artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras, sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial. Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior com os estudantes público alvo da educação especial. |
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