REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ciriane Jane Casagrande da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395
Resumo: O artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras, sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial. Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior com os estudantes público alvo da educação especial.
id UFSC_6fe18ebf4689d6a9a5244b42a595e928
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199395
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVAcursoeducação especialprática pedagógica inclusivaO artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras, sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial. Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior com os estudantes público alvo da educação especial.2019-07-28T22:49:51Z2019-07-28T22:49:51Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395SILVA, Ciriane Jane Casagrande daMACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chaláporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T22:49:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199395Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T22:49:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
title REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
spellingShingle REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
SILVA, Ciriane Jane Casagrande da
curso
educação especial
prática pedagógica inclusiva
title_short REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
title_full REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
title_fullStr REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
title_full_unstemmed REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
title_sort REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
author SILVA, Ciriane Jane Casagrande da
author_facet SILVA, Ciriane Jane Casagrande da
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá
author_role author
author2 MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ciriane Jane Casagrande da
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá
dc.subject.por.fl_str_mv curso
educação especial
prática pedagógica inclusiva
topic curso
educação especial
prática pedagógica inclusiva
description O artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras, sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial. Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior com os estudantes público alvo da educação especial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T22:49:51Z
2019-07-28T22:49:51Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652263076397056