Educação inclusiva: das políticas públicas e aparatos norteadores à realidade do contexto escolar vigente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37785 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico intitulado “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: das políticas públicas e aparatos norteadores à realidade do contexto escolar vigente”, objetiva, primordialmente, identificar os marcos e aparatos norteadores da educação inclusiva, bem como a realidade das escolas em relação à inclusão. Nesse contexto, buscou-se compreender qual a realidade das escolas, quais os aparatos práticos estão presentes nas instituições no que concerne ao trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. À luz das ideias de autores como Martins (2008, 2009, 2010), Mantoan (2006), Stainback (1999), entre outros, este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que buscou comparar as normas e documentos legais da educação inclusiva, com a “realidade exclusiva” da educação brasileira, onde houve o deslocamento até a escola, lócus da pesquisa, para confrontar essas relações. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa com questionários, observações e discussões com a equipe gestora e alguns professores do ensino fundamental I, da Escola Municipal Padre Joaquim Félix, localizada na cidade de São João do Sabugi/RN. Os resultados da pesquisa mostraram que muito ainda tem que ser feito para que os direitos garantidos no textos legais possam ser colocados em prática nas escolas, com o devido apoio do Estado, para que as pessoas com necessidades educacionais especiais possam gozar de sua inclusão social e cidadania plena. |
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