A brincadeira é de menina ou menino?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3792 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_c120c19a9ab81732258a565a11987875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3792 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A brincadeira é de menina ou menino?GêneroEducação Infantil - brincarDesenvolvimento HumanoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO tema deste trabalho de extensão é a questão de gênero na Educação Infantil. Gênero é utilizado para designar relações socialmente construídas entre os sexos, rejeita justificativas exclusivamente biológicas. O objetivo foi verificar como se apresentam as expressões de gênero, na Escola de Educação infantil do SESC, entre as crianças. O lugar da ação foi a Escola de Educação Infantil do Serviço Social do Comércio (SESC) de Jacarezinho-Paraná. Essa instituição tem como proposta ações educativas voltadas para que as crianças expressem ideias e sentimentos livremente, através de gestos, movimentos entre outras maneiras autônomas de expressão. A pesquisa teve abordagem qualitativa e com procedimento da observação participante anotadas num diário de campo. Os sujeitos foram 41 crianças entre três e cinco anos de idade, sendo 20 meninas e 21 meninos. Verificou-se que, mesmo com uma proposta aberta para a livre expressão da criança, a escola ainda colabora para a segregação de gênero em diferentes momentos, como na separação natural dos grupos de meninas e meninos, nas brincadeiras, sem intervenção dos professores. Conclui-se que aos poucos, por meio de outros projetos de extensão, a universidade será capaz de contribuir para a formação de indivíduos que saibam conviver com as diferenças, de modo que, possam se tornar adultos felizes, saudáveis e capazes de continuar buscando a construção de uma sociedade melhor. Desta maneira, aumentam as possibilidades de um desenvolvimento mais igualitário e humanoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimeoni, Maria CristinaPérico, Samantha Cristina Macedoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:49:46Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3792Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:49:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A brincadeira é de menina ou menino? |
title |
A brincadeira é de menina ou menino? |
spellingShingle |
A brincadeira é de menina ou menino? Simeoni, Maria Cristina Gênero Educação Infantil - brincar Desenvolvimento Humano |
title_short |
A brincadeira é de menina ou menino? |
title_full |
A brincadeira é de menina ou menino? |
title_fullStr |
A brincadeira é de menina ou menino? |
title_full_unstemmed |
A brincadeira é de menina ou menino? |
title_sort |
A brincadeira é de menina ou menino? |
author |
Simeoni, Maria Cristina |
author_facet |
Simeoni, Maria Cristina Périco, Samantha Cristina Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Périco, Samantha Cristina Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simeoni, Maria Cristina Périco, Samantha Cristina Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Infantil - brincar Desenvolvimento Humano |
topic |
Gênero Educação Infantil - brincar Desenvolvimento Humano |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3792 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249291124736 |