Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotero, Roberta Rafaela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1457
Resumo: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
id UNIL_cf20a6ff2d153428ea979058d3de7679
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1457
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticosInterculturalidadeEnsino de língua estrangeiraGêneros discursivosI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILAEsta proposta de comunicação tem por objetivo discutir o conceito de interculturalidade e analisar a sua importância no cenário brasileiro a partir das Diretrizes Curriculares Estaduais e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, a língua é concebida como discurso, e a função social e educacional da disciplina de língua estrangeira (LEM) na Educação Básica para o desenvolvimento da cidadania é posta em destaque. A Interculturalidade é tomada como Aproximação Pedagógica (JANSEN, 2007) que pode se concretizar na sala de aula de LEM através do trabalho com gêneros discursivos (VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1992). Parte­se do pressuposto de que a reflexão sobre o diálogo entre diferentes culturas fornece subsídios para o trabalho do professor de LEM com o objetivo de formar cidadãos críticos reflexivos. Surgido como uma resposta aos problemas sociais advindos da globalização, o conceito de interculturalidade evoca valores como os de reciprocidade, alteridade, tolerância, democracia, cidadania, identidade, superação de preconceitos, discriminações e exclusão. Esses valores são aproximados justamente porque a (maior) sensibilização e tolerância diante das diferenças não se dá apenas no campo linguístico. As reflexões apresentadas são fundamentadas nas teorias do Círculo de Bakhtin que permitem aclarar o conceito de interculturalidade através de conceitos como o de exotopia e excedente de visão. (BAKHTIN, 1997; JANSEN, 2007). Dentre as principais considerações sobre a reflexão teórica sobre o tema está a integração através das línguas e as possibilidades de (re)construir modelos linguísticos e culturais por meio do trabalho com a diversidade cultural e com as variedades linguísticas nas aulas LEM.2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSotero, Roberta Rafaelareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:30:58Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1457Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:30:58Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
title Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
spellingShingle Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
Sotero, Roberta Rafaela
Interculturalidade
Ensino de língua estrangeira
Gêneros discursivos
title_short Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
title_full Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
title_fullStr Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
title_full_unstemmed Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
title_sort Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos
author Sotero, Roberta Rafaela
author_facet Sotero, Roberta Rafaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotero, Roberta Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Ensino de língua estrangeira
Gêneros discursivos
topic Interculturalidade
Ensino de língua estrangeira
Gêneros discursivos
description I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1457
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285232165781504