Relato de experiência no estágio de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera, Bárbara Mafei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5381
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza. Orientadora: Prof. Dra. Luciana Mello Ribeiro
id UNIL_d7138f01796482f05f4b6516bee57aff
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5381
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Relato de experiência no estágio de BiologiaEnsino de Biologia. Aprendizagem Ativa. Aula Expositiva. Educação Básica.Aprendizagem AtivaAula ExpositivaEducação BásicaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza. Orientadora: Prof. Dra. Luciana Mello RibeiroDentro de um contexto de necessidade de adaptação da Educação às novas dinâmicas da modernidade, o estudante de Licenciatura no Estágio de Regência é desafiado com as expectativas que a sociedade em geral e os integrantes das instituições de ensino em particular põem sobre ele, que esperam dele que contribua para direcionar a Educação no sentido dessa adaptação. Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências e resultados obtidos durante o Estágio de Biologia, que foi planejado no sentido de tentar suprir às expectativas dos agentes mencionados. Foi realizado em uma turma de 2º ano do período noturno do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, e para obtenção dos resultados foram aplicados testes antes e depois de cada atividade. Tanto as atividades menos convencionais (caracterizadas como de Aprendizagem Ativa, exigindo maior participação do aluno) quanto as expositivas tiveram seu mérito nos impactos observados, apesar de que as primeiras exigiram maior esforço por parte da estagiária e dos alunos, pois estes foram condicionados por muitos anos a adotar uma postura mais passiva dentro da sala de aula.Within a context of the need to adapt education to the new dynamics of modernity, the undergraduate student in the Regency Internship is challenged with the expectations that society in general and the members of educational institutions in particular set about it, which they expect from it. that contributes to direct education towards this adaptation. This paper aims to share experiences and results obtained during the Biology Internship, which was designed to try to meet the expectations of the mentioned agents. It was performed in a class of 2 nd year night class at the State School Presidente Costa e Silva, and to obtain the results tests were applied before and after each activity. Both the less conventional activities (characterized as Active Learning, requiring greater student participation) and the expositive ones had their merit in the observed impacts, although the former required more effort on the part of the intern and the students, as these were conditioned by many years of adopting a more passive posture within the classroomDentro de un contexto de la necesidad de adaptar la educación a las nuevas dinámicas de la modernidad, el estudiante de pregrado en la Regencia de Pasantías se enfrenta a las expectativas que la sociedad en general y los miembros de las instituciones educativas en particular establecen, lo que esperan de ella. eso contribuye a la educación directa hacia esta adaptación. Este documento tiene como objetivo compartir experiencias y resultados obtenidos durante la pasantía de biología, que fue diseñada para tratar de cumplir con las expectativas de los agentes mencionados. Se realizó en una clase de 2o año de clase nocturna en el Colegio Estadual Presidente Costa e Silva, y para obtener los resultados se aplicaron las pruebas antes y después de cada actividad. Tanto las actividades menos convencionales (caracterizadas como aprendizaje activo, que requieren una mayor participación de los estudiantes) como las expositivas tuvieron su mérito en los impactos observados, aunque las primeras requirieron más esfuerzo por parte del interno y de los estudiantes, ya que estas fueron condicionadas por muchos años de adoptar una postura más pasiva dentro del aulaUNILARibeiro, Luciana MelloAguilera, Bárbara Mafei2019-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfAGUILERA, Bárbara Mafei. Relato de experiência no estágio de Biologia. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:37:02Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5381Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:37:02Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência no estágio de Biologia
title Relato de experiência no estágio de Biologia
spellingShingle Relato de experiência no estágio de Biologia
Aguilera, Bárbara Mafei
Ensino de Biologia. Aprendizagem Ativa. Aula Expositiva. Educação Básica.
Aprendizagem Ativa
Aula Expositiva
Educação Básica
title_short Relato de experiência no estágio de Biologia
title_full Relato de experiência no estágio de Biologia
title_fullStr Relato de experiência no estágio de Biologia
title_full_unstemmed Relato de experiência no estágio de Biologia
title_sort Relato de experiência no estágio de Biologia
author Aguilera, Bárbara Mafei
author_facet Aguilera, Bárbara Mafei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luciana Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilera, Bárbara Mafei
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia. Aprendizagem Ativa. Aula Expositiva. Educação Básica.
Aprendizagem Ativa
Aula Expositiva
Educação Básica
topic Ensino de Biologia. Aprendizagem Ativa. Aula Expositiva. Educação Básica.
Aprendizagem Ativa
Aula Expositiva
Educação Básica
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza. Orientadora: Prof. Dra. Luciana Mello Ribeiro
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUILERA, Bárbara Mafei. Relato de experiência no estágio de Biologia. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5381
identifier_str_mv AGUILERA, Bárbara Mafei. Relato de experiência no estágio de Biologia. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249858404352