A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Danielle Severo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Luciane Cristina, André, Tamara Cardoso
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3547
Resumo: O presente artigo versa sobre a implantação do Registro de Classe Online (RCO), em um Colégio Estadual, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um sistema informatizado que permite aos professores realizarem os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma online substituindo o tradicional Livro de Registro de Classe impresso. Esse sistema foi desenvolvido a partir de 2012 por uma comissão formada pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED e CELEPAR. Em 2013 foi implantado em 16 escolas piloto no Paraná e em 2016 iniciou a implantação gradativa neste município. Aponta os benefícios e a otimização que o ambiente virtual disponibiliza neste sistema de Registro de Classe. Suas funções facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático e pedagógica estabelecendo contraponto com as dificuldades de manejo do programa pelos docentes. Analisa os desafios encontrados, refletindo sobre as possíveis causas e soluções para esta problemática com vistas à melhoria de utilização deste recurso. Os subsídios necessários à pesquisa foram obtidos pela revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, a fim de obter os resultados apresentados por meio de gráficos. As entrevistas foram realizadas com diretores das escolas onde foi implantada a tecnologia RCO. Os resultados que poderão auxiliar os usuários do sistema e ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria e ajustes das ferramentas.
id UNIL_dd6798efe80912fa49510a1773105d06
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3547
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidadesEducaçãoTecnologiasRegistro de Classe Online (RCO)O presente artigo versa sobre a implantação do Registro de Classe Online (RCO), em um Colégio Estadual, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um sistema informatizado que permite aos professores realizarem os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma online substituindo o tradicional Livro de Registro de Classe impresso. Esse sistema foi desenvolvido a partir de 2012 por uma comissão formada pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED e CELEPAR. Em 2013 foi implantado em 16 escolas piloto no Paraná e em 2016 iniciou a implantação gradativa neste município. Aponta os benefícios e a otimização que o ambiente virtual disponibiliza neste sistema de Registro de Classe. Suas funções facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático e pedagógica estabelecendo contraponto com as dificuldades de manejo do programa pelos docentes. Analisa os desafios encontrados, refletindo sobre as possíveis causas e soluções para esta problemática com vistas à melhoria de utilização deste recurso. Os subsídios necessários à pesquisa foram obtidos pela revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, a fim de obter os resultados apresentados por meio de gráficos. As entrevistas foram realizadas com diretores das escolas onde foi implantada a tecnologia RCO. Os resultados que poderão auxiliar os usuários do sistema e ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria e ajustes das ferramentas.This article deals with the implementation of the Online class registration (RCO), in a State College, in Foz do Iguaçu.. It is a computerized system that allows teachers to carry out frequency records, content and reviews of online form replacing the traditional printed Class record book. This system was developed from 2012 by a Commission formed by the departments of the State Secretary of education Paraná- SEED e CELEPAR. In 2013 was deployed in 16 pilot schools in the State of Paraná and in 2016 began gradual deployment in this municipality. Points out the benefits and the optimization that the virtual environment offers in this class registration system. Its functions allow easy access to data about the school life of students to other operating data and the didactic and pedagogical organisation establishing 101 counterpoint with the management of the programme by difficulties teachers. Analyzes the challenges met, reflecting on the possible causes and solutions to this problem with a view to improving the use of this resource. The necessary research grants were obtained by the literature review, field research and the analysis of data researched. To this end, of theoretical, which deal with the subject, as well as investigative questionnaire in order to obtain the results presented through graphs. The interviews were conducted with principals of schools where technology was implemented to RCO. The results may assist users of the system and at the same time, contribute to the improvement and adjustment of toolsUniversidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA-PR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-PR)2018-04-11T17:35:02Z2018-04-11T17:35:02Z2017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-68205-28-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3547porScherer, Danielle SeveroSilva, Luciane CristinaAndré, Tamara Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:32:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3547Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:32Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
title A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
spellingShingle A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
Scherer, Danielle Severo
Educação
Tecnologias
Registro de Classe Online (RCO)
title_short A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
title_full A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
title_fullStr A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
title_full_unstemmed A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
title_sort A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades
author Scherer, Danielle Severo
author_facet Scherer, Danielle Severo
Silva, Luciane Cristina
André, Tamara Cardoso
author_role author
author2 Silva, Luciane Cristina
André, Tamara Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Danielle Severo
Silva, Luciane Cristina
André, Tamara Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias
Registro de Classe Online (RCO)
topic Educação
Tecnologias
Registro de Classe Online (RCO)
description O presente artigo versa sobre a implantação do Registro de Classe Online (RCO), em um Colégio Estadual, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um sistema informatizado que permite aos professores realizarem os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma online substituindo o tradicional Livro de Registro de Classe impresso. Esse sistema foi desenvolvido a partir de 2012 por uma comissão formada pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED e CELEPAR. Em 2013 foi implantado em 16 escolas piloto no Paraná e em 2016 iniciou a implantação gradativa neste município. Aponta os benefícios e a otimização que o ambiente virtual disponibiliza neste sistema de Registro de Classe. Suas funções facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático e pedagógica estabelecendo contraponto com as dificuldades de manejo do programa pelos docentes. Analisa os desafios encontrados, refletindo sobre as possíveis causas e soluções para esta problemática com vistas à melhoria de utilização deste recurso. Os subsídios necessários à pesquisa foram obtidos pela revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, a fim de obter os resultados apresentados por meio de gráficos. As entrevistas foram realizadas com diretores das escolas onde foi implantada a tecnologia RCO. Os resultados que poderão auxiliar os usuários do sistema e ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria e ajustes das ferramentas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2018-04-11T17:35:02Z
2018-04-11T17:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68205-28-0
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3547
identifier_str_mv 978-85-68205-28-0
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161880089034752