Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jizéli Zeferino da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ceglarek, Vanessa Marieli, Moreira, Bruna Muraro, Oliveira, Juliana Moreira Prudente de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_df7d083609eab8e01bdd400a50eeb655
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3183
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentesEducação - ensino de ciênciasCidadaniaCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte de um tema social, cujo escolhido para o módulo em questão foi Enchentes. A turma a que se destina é o sétimo ano do ensino fundamental. Considera-se que a escola deve ser pensada como âmbito de formação para indivíduos críticos e que se compreendem inseridos em um ambiente complexo, rico em interações com outros seres vivos. Desse modo, propõe-se trabalhar os conhecimentos científicos e tecnológicos associados às situações cotidianas. No módulo foi dada especial ênfase ao metabolismo vegetal, ao processo de absorção da água do solo pelas plantas e aos impactos ambientais agravados pela retirada das plantas e sua influência nas enchentes urbanas. Portanto, é um material de apoio que pode ser utilizado pelo professor de ciênciasUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jizéli Zeferino daCeglarek, Vanessa MarieliMoreira, Bruna MuraroOliveira, Juliana Moreira Prudente dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:35Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3183Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:35Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
title Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
spellingShingle Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
Silva, Jizéli Zeferino da
Educação - ensino de ciências
Cidadania
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_short Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
title_full Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
title_fullStr Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
title_full_unstemmed Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
title_sort Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
author Silva, Jizéli Zeferino da
author_facet Silva, Jizéli Zeferino da
Ceglarek, Vanessa Marieli
Moreira, Bruna Muraro
Oliveira, Juliana Moreira Prudente de
author_role author
author2 Ceglarek, Vanessa Marieli
Moreira, Bruna Muraro
Oliveira, Juliana Moreira Prudente de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jizéli Zeferino da
Ceglarek, Vanessa Marieli
Moreira, Bruna Muraro
Oliveira, Juliana Moreira Prudente de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino de ciências
Cidadania
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
topic Educação - ensino de ciências
Cidadania
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285247177195520