Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_df7d083609eab8e01bdd400a50eeb655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3183 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentesEducação - ensino de ciênciasCidadaniaCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte de um tema social, cujo escolhido para o módulo em questão foi Enchentes. A turma a que se destina é o sétimo ano do ensino fundamental. Considera-se que a escola deve ser pensada como âmbito de formação para indivíduos críticos e que se compreendem inseridos em um ambiente complexo, rico em interações com outros seres vivos. Desse modo, propõe-se trabalhar os conhecimentos científicos e tecnológicos associados às situações cotidianas. No módulo foi dada especial ênfase ao metabolismo vegetal, ao processo de absorção da água do solo pelas plantas e aos impactos ambientais agravados pela retirada das plantas e sua influência nas enchentes urbanas. Portanto, é um material de apoio que pode ser utilizado pelo professor de ciênciasUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jizéli Zeferino daCeglarek, Vanessa MarieliMoreira, Bruna MuraroOliveira, Juliana Moreira Prudente dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:35Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3183Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:35Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
title |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
spellingShingle |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes Silva, Jizéli Zeferino da Educação - ensino de ciências Cidadania Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title_short |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
title_full |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
title_fullStr |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
title_full_unstemmed |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
title_sort |
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes |
author |
Silva, Jizéli Zeferino da |
author_facet |
Silva, Jizéli Zeferino da Ceglarek, Vanessa Marieli Moreira, Bruna Muraro Oliveira, Juliana Moreira Prudente de |
author_role |
author |
author2 |
Ceglarek, Vanessa Marieli Moreira, Bruna Muraro Oliveira, Juliana Moreira Prudente de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jizéli Zeferino da Ceglarek, Vanessa Marieli Moreira, Bruna Muraro Oliveira, Juliana Moreira Prudente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - ensino de ciências Cidadania Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
topic |
Educação - ensino de ciências Cidadania Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285247177195520 |