Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruppel, Deborah T.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tamada, Marcelo H., Souza, Caroline F., Mendonça, Márcia H.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_f2056ae4763439b6308129114fce8520
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2664
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científicoPráticas de laboratórioEnsino de ciênciasBiologiaExperimentaçãoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e inserir vertentes inovadoras de ensino. É nesse contexto que a utilização de aulas práticas pode abrir um viés para exploração da construção do conhecimento científico, passando pela observação dos fatos e a formulação de hipóteses. O laboratório, sendo um ambiente de múltiplas possibilidades, favorece um desenvolvimento mais pleno dos educandos, uma vez que a utilização de aulas experimentais contribui diretamente para que progridam de maneira a compreender e apropriar-se de conceitos científicos. Nessa perspectiva, buscou-se explorar o ensino de Ciências através de experimentos em laboratório, conduzidos pelos próprios educandos e mediados pelos professores, para a construção de uma aprendizagem significativa por experimentação2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuppel, Deborah T.Tamada, Marcelo H.Souza, Caroline F.Mendonça, Márcia H.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2664Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
title Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
spellingShingle Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
Ruppel, Deborah T.
Práticas de laboratório
Ensino de ciências
Biologia
Experimentação
title_short Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
title_full Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
title_fullStr Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
title_full_unstemmed Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
title_sort Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
author Ruppel, Deborah T.
author_facet Ruppel, Deborah T.
Tamada, Marcelo H.
Souza, Caroline F.
Mendonça, Márcia H.
author_role author
author2 Tamada, Marcelo H.
Souza, Caroline F.
Mendonça, Márcia H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruppel, Deborah T.
Tamada, Marcelo H.
Souza, Caroline F.
Mendonça, Márcia H.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de laboratório
Ensino de ciências
Biologia
Experimentação
topic Práticas de laboratório
Ensino de ciências
Biologia
Experimentação
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249336213504