Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_f2056ae4763439b6308129114fce8520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2664 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científicoPráticas de laboratórioEnsino de ciênciasBiologiaExperimentaçãoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e inserir vertentes inovadoras de ensino. É nesse contexto que a utilização de aulas práticas pode abrir um viés para exploração da construção do conhecimento científico, passando pela observação dos fatos e a formulação de hipóteses. O laboratório, sendo um ambiente de múltiplas possibilidades, favorece um desenvolvimento mais pleno dos educandos, uma vez que a utilização de aulas experimentais contribui diretamente para que progridam de maneira a compreender e apropriar-se de conceitos científicos. Nessa perspectiva, buscou-se explorar o ensino de Ciências através de experimentos em laboratório, conduzidos pelos próprios educandos e mediados pelos professores, para a construção de uma aprendizagem significativa por experimentação2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuppel, Deborah T.Tamada, Marcelo H.Souza, Caroline F.Mendonça, Márcia H.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2664Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
title |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
spellingShingle |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico Ruppel, Deborah T. Práticas de laboratório Ensino de ciências Biologia Experimentação |
title_short |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
title_full |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
title_fullStr |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
title_full_unstemmed |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
title_sort |
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico |
author |
Ruppel, Deborah T. |
author_facet |
Ruppel, Deborah T. Tamada, Marcelo H. Souza, Caroline F. Mendonça, Márcia H. |
author_role |
author |
author2 |
Tamada, Marcelo H. Souza, Caroline F. Mendonça, Márcia H. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruppel, Deborah T. Tamada, Marcelo H. Souza, Caroline F. Mendonça, Márcia H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de laboratório Ensino de ciências Biologia Experimentação |
topic |
Práticas de laboratório Ensino de ciências Biologia Experimentação |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249336213504 |