Viabilização do Acesso à Informação nas Plataformas Digitais Governamentais do Brasil e Uruguai durante a Pandemia da Covid-19, Analisada no Período de 2020 a 2021
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6202 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas. |
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Viabilização do Acesso à Informação nas Plataformas Digitais Governamentais do Brasil e Uruguai durante a Pandemia da Covid-19, Analisada no Período de 2020 a 2021Governo Eletrônico. Covid-19. Acesso à Informação. Transparência Pública. Accountability.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas.Em dezembro de 2019, uma doença surge em Wuhan (China), denominada Covid-19, com formas de transmissão similares às de gripe, propagando-se para outros países, em curto espaço de tempo. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 uma pandemia. Frente ao contexto singular, novas formas de trabalho e de prestação de serviços públicos foram necessárias para mitigar a dispersão do vírus, tornando a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC ́s) necessárias para a continuidade das atividades essenciais nos países. Diante desta situação, o objetivo desta pesquisa é analisar a viabilização do acesso à informação, assim como a transparência dos dados públicos de enfrentamento à doença Covid-19, dispostos nas plataformas digitais federais dos governos do Brasil e Uruguai. Para isso, são verificadas uma série de dimensões referidas à ocorrência de accountability, da disponibilização de informações sobre o quantitativo de casos, incidência e letalidade. Assim como, pela exequibilidade do manejo desses dados para pesquisas no assunto, contemplando questões de acessibilidade e inclusão. A escolha desses dois países se deve à suas posições de liderança nos rankings de governo digital e de e-participação da América Latina, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, realizou-se um estudo de caso descritivo, utilizando-se a técnica qualitativa de análise de conteúdo, para gerar a categorização de variáveis condizentes com o levantamento bibliográfico realizado. Após sua disposição, essas informações foram buscadas nas plataformas mencionadas e ponderadas, evidenciando que ambos os portais viabilizam o acesso à informação, porém o Brasil mostra-se mais completo ao oferecer informações mais qualificadas sobre a Covid 19. Apesar disso, ambos possuem questões a serem aprimoradas para tornarem-se mais acessíveis à população.Cibelly V. de SouzaOrientaçãoSouza, Cibelly V.2021-07-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:27:37Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6202Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:27:37Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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