Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Butzen, Gabriel Antonio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Geraldo, Endrica
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6630
Resumo: As pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. Recentemente, novas historiografias surgem para reavaliar as teses do “novo sindicalismo” elaboradas por Rodrigues (1970) e Weffort (1973). Neste caso, pesquisas de Mattos (2005; 2012); Ladosky e Oliveira (2014) e Correa e Fontes (2016) mostram os limites do paradigma do “novo sindicalismo” e as novas possibilidades de pesquisa levando em consideração o cotidiano e a luta pela cidadania dos trabalhadores. Por outro lado, essas pesquisas ao lidarem com a historiografia anterior, acabam por não se ater nas relações entre o ensino de história e uma de suas ferramentas mais importante: o livro didático. Nesse sentido, buscaremos avaliar como os livros didáticos abordam a historiografia sobre os trabalhadores durante o regime ditatorial de 1964. Discordando das considerações de Cerri (2018) sobre o ensino da nova historiografia sobre a ditadura civil-militar de 1964 e de como os livros didáticos devem tratar o regime ditatorial das investigações feita por Balestra e Silva (2019), pretendemos dialogar tanto com o ensino de história quanto história da historiografia realizando uma análise entre coleções didáticas e história da historiografia sobre os trabalhadores durante o regime militar brasileiro.
id UNIL_fa0806063c1e2d133fcb7d41ca721950
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6630
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticoslivros didáticoshistoria da historiografiatrabalhadoresditadura civil-militarAs pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. Recentemente, novas historiografias surgem para reavaliar as teses do “novo sindicalismo” elaboradas por Rodrigues (1970) e Weffort (1973). Neste caso, pesquisas de Mattos (2005; 2012); Ladosky e Oliveira (2014) e Correa e Fontes (2016) mostram os limites do paradigma do “novo sindicalismo” e as novas possibilidades de pesquisa levando em consideração o cotidiano e a luta pela cidadania dos trabalhadores. Por outro lado, essas pesquisas ao lidarem com a historiografia anterior, acabam por não se ater nas relações entre o ensino de história e uma de suas ferramentas mais importante: o livro didático. Nesse sentido, buscaremos avaliar como os livros didáticos abordam a historiografia sobre os trabalhadores durante o regime ditatorial de 1964. Discordando das considerações de Cerri (2018) sobre o ensino da nova historiografia sobre a ditadura civil-militar de 1964 e de como os livros didáticos devem tratar o regime ditatorial das investigações feita por Balestra e Silva (2019), pretendemos dialogar tanto com o ensino de história quanto história da historiografia realizando uma análise entre coleções didáticas e história da historiografia sobre os trabalhadores durante o regime militar brasileiro.OrientaçãoButzen, Gabriel AntonioGeraldo, Endrica2022-06-03T18:57:05Z2022-06-03T18:57:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6630Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
title Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
spellingShingle Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
Butzen, Gabriel Antonio
livros didáticos
historia da historiografia
trabalhadores
ditadura civil-militar
title_short Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
title_full Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
title_fullStr Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
title_full_unstemmed Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
title_sort Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
author Butzen, Gabriel Antonio
author_facet Butzen, Gabriel Antonio
Geraldo, Endrica
author_role author
author2 Geraldo, Endrica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Butzen, Gabriel Antonio
Geraldo, Endrica
dc.subject.por.fl_str_mv livros didáticos
historia da historiografia
trabalhadores
ditadura civil-militar
topic livros didáticos
historia da historiografia
trabalhadores
ditadura civil-militar
description As pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. Recentemente, novas historiografias surgem para reavaliar as teses do “novo sindicalismo” elaboradas por Rodrigues (1970) e Weffort (1973). Neste caso, pesquisas de Mattos (2005; 2012); Ladosky e Oliveira (2014) e Correa e Fontes (2016) mostram os limites do paradigma do “novo sindicalismo” e as novas possibilidades de pesquisa levando em consideração o cotidiano e a luta pela cidadania dos trabalhadores. Por outro lado, essas pesquisas ao lidarem com a historiografia anterior, acabam por não se ater nas relações entre o ensino de história e uma de suas ferramentas mais importante: o livro didático. Nesse sentido, buscaremos avaliar como os livros didáticos abordam a historiografia sobre os trabalhadores durante o regime ditatorial de 1964. Discordando das considerações de Cerri (2018) sobre o ensino da nova historiografia sobre a ditadura civil-militar de 1964 e de como os livros didáticos devem tratar o regime ditatorial das investigações feita por Balestra e Silva (2019), pretendemos dialogar tanto com o ensino de história quanto história da historiografia realizando uma análise entre coleções didáticas e história da historiografia sobre os trabalhadores durante o regime militar brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03T18:57:05Z
2022-06-03T18:57:05Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6630
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161885919117312