Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fernandes Paes, Deise Ferreira, Moraes, Juliana Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389
Resumo: O tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes.  A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas  uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância.
id UNIMES-1_061806987dc62474bf7ee4ef9a2448b7
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1389
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidadesEducação; Educação a DistânciaEnsino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempoO tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes.  A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas  uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaSilva, Leandro de OliveiraFernandes Paes, Deise FerreiraMoraes, Juliana Lopes2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 67-9219826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389/1336Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1389Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
title Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
spellingShingle Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
Silva, Leandro de Oliveira
Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo
title_short Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
title_full Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
title_fullStr Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
title_full_unstemmed Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
title_sort Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
author Silva, Leandro de Oliveira
author_facet Silva, Leandro de Oliveira
Fernandes Paes, Deise Ferreira
Moraes, Juliana Lopes
author_role author
author2 Fernandes Paes, Deise Ferreira
Moraes, Juliana Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro de Oliveira
Fernandes Paes, Deise Ferreira
Moraes, Juliana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo
topic Educação; Educação a Distância
Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo
description O tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes.  A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas  uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389/1336
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 67-92
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274020724736