Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389 |
Resumo: | O tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes. A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância. |
id |
UNIMES-1_061806987dc62474bf7ee4ef9a2448b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1389 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidadesEducação; Educação a DistânciaEnsino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempoO tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes. A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaSilva, Leandro de OliveiraFernandes Paes, Deise FerreiraMoraes, Juliana Lopes2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 67-9219826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389/1336Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1389Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
title |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
spellingShingle |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades Silva, Leandro de Oliveira Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo |
title_short |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
title_full |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
title_fullStr |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
title_sort |
Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades |
author |
Silva, Leandro de Oliveira |
author_facet |
Silva, Leandro de Oliveira Fernandes Paes, Deise Ferreira Moraes, Juliana Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Paes, Deise Ferreira Moraes, Juliana Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro de Oliveira Fernandes Paes, Deise Ferreira Moraes, Juliana Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo |
topic |
Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo |
description |
O tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes. A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1389/1336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 67-92 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274020724736 |