A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Fatima de Jesus Soares
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Freitas Santos, Wendel Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545
Resumo: A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD.  
id UNIMES-1_2d7978614423a9d9d59f4d551e00bf02
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1545
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTOEducação a Distância; PedagogiaEducação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD.  Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCorrea, Fatima de Jesus Soaresde Freitas Santos, Wendel Vinicius2024-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 147-17319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545/1352https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1545/594Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1545Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
title A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
spellingShingle A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
Correa, Fatima de Jesus Soares
Educação a Distância; Pedagogia
Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.
title_short A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
title_full A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
title_fullStr A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
title_full_unstemmed A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
title_sort A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
author Correa, Fatima de Jesus Soares
author_facet Correa, Fatima de Jesus Soares
de Freitas Santos, Wendel Vinicius
author_role author
author2 de Freitas Santos, Wendel Vinicius
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Fatima de Jesus Soares
de Freitas Santos, Wendel Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Pedagogia
Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.
topic Educação a Distância; Pedagogia
Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.
description A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545/1352
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1545/594
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 147-173
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274015481856