A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD. |
id |
UNIMES-1_2d7978614423a9d9d59f4d551e00bf02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1545 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTOEducação a Distância; PedagogiaEducação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCorrea, Fatima de Jesus Soaresde Freitas Santos, Wendel Vinicius2024-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 147-17319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545/1352https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1545/594Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1545Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
title |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
spellingShingle |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO Correa, Fatima de Jesus Soares Educação a Distância; Pedagogia Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem. |
title_short |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
title_full |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
title_fullStr |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
title_full_unstemmed |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
title_sort |
A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO |
author |
Correa, Fatima de Jesus Soares |
author_facet |
Correa, Fatima de Jesus Soares de Freitas Santos, Wendel Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
de Freitas Santos, Wendel Vinicius |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Fatima de Jesus Soares de Freitas Santos, Wendel Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Pedagogia Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem. |
topic |
Educação a Distância; Pedagogia Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem. |
description |
A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1545/1352 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1545/594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 147-173 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274015481856 |