PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elvis Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, Costa, Michel da, Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533
Resumo: O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual.  O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. 
id UNIMES-1_35b60d259dd4bee96792414d1b1133fc
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1533
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsinoPensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática.O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual.  O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCAPESMartins, Elvis PereiraPrado, Maria Elisabette Brisola BritoCosta, Michel daSilva, Angélica da Fontoura Garcia2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 112-12819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533/1276https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/587https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/588https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/589Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1533Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Martins, Elvis Pereira
Ensino
Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática.
title_short PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Martins, Elvis Pereira
author_facet Martins, Elvis Pereira
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Costa, Michel da
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
author_role author
author2 Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Costa, Michel da
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elvis Pereira
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Costa, Michel da
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática.
topic Ensino
Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática.
description O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual.  O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533/1276
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/587
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/588
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/589
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 112-128
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273951518720