PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533 |
Resumo: | O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual. O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. |
id |
UNIMES-1_35b60d259dd4bee96792414d1b1133fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1533 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsinoPensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática.O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual. O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCAPESMartins, Elvis PereiraPrado, Maria Elisabette Brisola BritoCosta, Michel daSilva, Angélica da Fontoura Garcia2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 112-12819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533/1276https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/587https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/588https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/589Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1533Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Martins, Elvis Pereira Ensino Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática. |
title_short |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Martins, Elvis Pereira |
author_facet |
Martins, Elvis Pereira Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da Silva, Angélica da Fontoura Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da Silva, Angélica da Fontoura Garcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elvis Pereira Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da Silva, Angélica da Fontoura Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática. |
topic |
Ensino Pensamento Computacional; Educação Básica; Jogos Digitais. Matemática. |
description |
O artigo apresenta um recorte da dissertação em construção com o objetivo de identificar como o pensamento computacional desenvolvido na educação básica através da construção e uso de jogos digitais e da programação pode favorecer ao aluno aprender matemática. A pesquisa bibliográfica trata de uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos. A busca dos dados foi realizada nos repositórios de Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E) da Sociedade Brasileira de Computação 2019 (SBC). O referencial teórico da pesquisa, base para a reflexão deste trabalho, relaciona a concepção de Wing e Brackmann, correlacionando o pensamento computacional, educação básica e a construção e uso de jogos em sala de aula. Com a análise das obras quanto as séries, confecção de jogos com ferramenta de programação e seus resultados, as considerações apontam diversas possibilidades por meio de jogos digitais e o uso de ferramenta de programação visual. O jogo digital, entendido como ferramenta tecnológica de colaboração a apreensão de conceitos é adotado por professores para motivação e auxílio no processo ensino e de aprendizagem. Nessa ótica, entender como e com quais métodos os professores utilizam os jogos, em quais momentos e quais resultados foram alcançados é um olhar importante e interessante para entender a intimidade entre escola e tecnologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1533/1276 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/587 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/588 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1533/589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 112-128 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273951518720 |